Seminário de desenvolvimento infantil é realizado na Casa das Artes, em Bento

Nesta sexta-feira (12), foi realizado, na Fundação Casa das Artes, o VI Simpósio de Desenvolvimento Infantil Rede Cegonha. O evento integra a programação do agosto dourado, mês que reforça o debate sobre a importância da amamentação para a saúde e desenvolvimento da criança. A realização é da Secretaria de Saúde, Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GRAM) e do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC) em parceria com o Gabinete da Primeira.

Os temas tratados foram: “O impacto da oclusopatias no desenvolvimento infantil” com a Odontopediatra Giovana De Bacco; e Banco de Leite.

O evento, também, contou com a presença da Enfermeira Celina Valderez Feijó Kohler, que deu nome a boneca Celina, que demonstra de forma lúdica a amamentação e importância do parto normal. “A boneca Celina tem uma história muito linda, desde 2004 quando começou a produção. Em 2006, tivemos o ENAM em POA, e lá foi a primeira vez que apresentamos as bonecas e, aos poucos ela foi sendo mais conhecida. É muito gratificante ver o papel importante que ela tem hoje. É um símbolo”, destaca a enfermeira.

Celina Valderez também é membro da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar; Conselheira em Amamentação OMS/UNICEF; avaliadora da Iniciativa Hospital Amigo da Criança e Tutora Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. “Nós vivemos numa cultura de mamadeira, então tudo que pudermos fazer para mostrar para as pessoas o quanto é importante à amamentação e de que modo podemos ajudar as mulheres a amamentar, faz a diferença. Quando a gente sabe que uma coisa é boa, que temos a convicção que aquilo é bom, nos sentimos recompensados. As mulheres, muitas vezes, principalmente na primeira gestação se preocupam com o quarto, enxoval, e logo que nasce o bebê surge começam a surgir muitas dúvidas. Eu tenho insistido para que o trabalho com as gestantes comece cedo, abordando sobre a amamentação. E é muito gratificante quando a gente vê que a mulher que criou vinculo com o profissional desde a gestação vai ter menos dúvidas”, destaca.

Para a representante do GRAM, enfermeira Núbia Beche Lopes “hoje recebemos a enfermeira que deu o nome da boneca Celina, o que nos orgulha muito, por todo o papel e importância que ela tem nesse trabalho. Nós pensamos em mudar paradigmas e histórias, e quando começamos a trabalhar com as crianças, lá na educação infantil, dando a boneca, trabalhando o parto normal, amamentação, conseguiremos fazer a diferença nesse trabalho que tem sido feito”, disse.

A secretária de saúde, Tatiane Misturini Fiorio ressaltou a importância do evento. “Todos que estão aqui hoje entendem que tem o conhecimento e o quão importante é esse evento. Parabenizo o GRAM por todas essas ações, é um trabalho de formiguinha, e tem feito à diferença. Todo esse trabalho, se a gente conseguir fazer com que uma mãe a mais consiga amamentar o filho como preconiza a organização mundial, exclusivamente até seis meses, preferencialmente até dois anos, eu fico muito feliz. Esses momentos de troca de conhecimento e experiência são fundamentais para o desenvolvimento do nosso trabalho. Agradeço também os municípios que vieram de fora, é sempre muito válido essa troca entre municípios, e levantarem a bandeira junto conosco”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Rodrigo De Marco

error: Conteúdo Protegido