Nesta sexta-feira (12), foi realizado, na Fundação Casa das Artes, o VI Simpósio de Desenvolvimento Infantil Rede Cegonha. O evento integra a programação do agosto dourado, mês que reforça o debate sobre a importância da amamentação para a saúde e desenvolvimento da criança. A realização é da Secretaria de Saúde, Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GRAM) e do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC) em parceria com o Gabinete da Primeira.
Os temas tratados foram: “O impacto da oclusopatias no desenvolvimento infantil” com a Odontopediatra Giovana De Bacco; e Banco de Leite.
O evento, também, contou com a presença da Enfermeira Celina Valderez Feijó Kohler, que deu nome a boneca Celina, que demonstra de forma lúdica a amamentação e importância do parto normal. “A boneca Celina tem uma história muito linda, desde 2004 quando começou a produção. Em 2006, tivemos o ENAM em POA, e lá foi a primeira vez que apresentamos as bonecas e, aos poucos ela foi sendo mais conhecida. É muito gratificante ver o papel importante que ela tem hoje. É um símbolo”, destaca a enfermeira.
Celina Valderez também é membro da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar; Conselheira em Amamentação OMS/UNICEF; avaliadora da Iniciativa Hospital Amigo da Criança e Tutora Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. “Nós vivemos numa cultura de mamadeira, então tudo que pudermos fazer para mostrar para as pessoas o quanto é importante à amamentação e de que modo podemos ajudar as mulheres a amamentar, faz a diferença. Quando a gente sabe que uma coisa é boa, que temos a convicção que aquilo é bom, nos sentimos recompensados. As mulheres, muitas vezes, principalmente na primeira gestação se preocupam com o quarto, enxoval, e logo que nasce o bebê surge começam a surgir muitas dúvidas. Eu tenho insistido para que o trabalho com as gestantes comece cedo, abordando sobre a amamentação. E é muito gratificante quando a gente vê que a mulher que criou vinculo com o profissional desde a gestação vai ter menos dúvidas”, destaca.
Para a representante do GRAM, enfermeira Núbia Beche Lopes “hoje recebemos a enfermeira que deu o nome da boneca Celina, o que nos orgulha muito, por todo o papel e importância que ela tem nesse trabalho. Nós pensamos em mudar paradigmas e histórias, e quando começamos a trabalhar com as crianças, lá na educação infantil, dando a boneca, trabalhando o parto normal, amamentação, conseguiremos fazer a diferença nesse trabalho que tem sido feito”, disse.
A secretária de saúde, Tatiane Misturini Fiorio ressaltou a importância do evento. “Todos que estão aqui hoje entendem que tem o conhecimento e o quão importante é esse evento. Parabenizo o GRAM por todas essas ações, é um trabalho de formiguinha, e tem feito à diferença. Todo esse trabalho, se a gente conseguir fazer com que uma mãe a mais consiga amamentar o filho como preconiza a organização mundial, exclusivamente até seis meses, preferencialmente até dois anos, eu fico muito feliz. Esses momentos de troca de conhecimento e experiência são fundamentais para o desenvolvimento do nosso trabalho. Agradeço também os municípios que vieram de fora, é sempre muito válido essa troca entre municípios, e levantarem a bandeira junto conosco”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves