Foi realizado nesta quinta-feira, 31, no espaço da EMATER na Expointer, em Esteio, a solenidade de lançamento do I Seminário Regional de Agroindústria Familiar. O evento acontece no dia 28 de setembro, na Fundação Casa das Artes. Estiveram presentes o secretário e de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado, Tarcísio Minetto, o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, o vice-prefeito de Serafina Corrêa, Valdir Bianchet, e a gerente regional da Emater/RS-Ascar em Caxias do Sul, Sandra Dalmina.
Conforme a gerente da Emater Caxias do Sul o evento é gratuito e reunirá cerca de 50 municípios do Rio Grande do Sul. “A atividade será realizada em Bento pela valorização que a administração dá para as agriculturas familiares, hoje 32 são beneficiadas com o programa Estadual e Selo Sabor de Bento”, disse.
Para o Presidente da EMATER/RS, os eventos ressaltam a importância social da agricultura familiar. “Tem que ser um grande produtor, mesmo em uma pequena propriedade. Hoje o agricultor tem de ser antes de tudo um empreendedor”, salienta.
O secretário Minetto lembrou que a atividade se tornou um diferencial para o meio rural. “Além de ser um diferencial, é uma alternativa para manter o jovem no campo. Isso pode ser comprovado ao observarmos o número de jovens que participam do Pavilhão da Agricultura Familiar aqui na Expointer”, afirma.
O Prefeito Guilherme Pasin ressaltou que o Seminário agricultura familiar é um momento de troca de experiência e para demonstrar o que é realizado aqui. “Faço um desafio, que este seja um evento para agregar conhecimento, e para demonstrar o que de melhor é realizado em nossas agroindústrias. Que sejam dias para trocar experiências e descobrir o que há de melhor para o setor”, complementa.
Pasin também comemorou o fato de que a primeira vinícola de Vinho Colonial ser de Bento Gonçalves. A ação integra o Projeto Piloto de Registro do Vinho Colonial. “É a valorização do nosso principal produto, do trabalho do nosso agricultor, que está tendo o merecido reconhecimento. Que essa certificação seja a primeira de muitas. E que Bento, também, se torne a capital do Vinho colonial”, disse.
Na ocasião, também foi lançado o “Dia de Campo Gestão da Propriedade Leiteira”, que acontece em Serafina Corrêa.
EMEF Tancredo de Almeida Neves: projeto socioambiental une Educação Financeira e Sustentabilidade na formação de cidadãos conscientes
Praça CEU, em Bento, recebe Silas Isidio em pocket show de lançamento de seu primeiro álbum autoral
Soul Duetos movimenta Rua Coberta com shows gratuitos neste fim de semana