Evento é uma sensibilização sobre o brincar para o desenvolvimento integral da criança
De 25 de maio a 02 de junho, os educandários infantis da rede pública de ensino estão organizando uma série de ações e atividades dentro da Semana Mundial do Brincar. O evento traz para o centro das atenções a importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança e, neste ano, traz como tema, proposto pela Aliança pela Infância, “Vem para a Roda!” e o mote “No Ritmo do Brincar”.
As brincadeiras evocam a essencialidade de uma infância que possibilita uma abertura de mundo cognitiva, subjetiva, cultural e social, trazendo, também, para a música como elemento integrador de construção de suas ações e atividades. Nessa perspectiva, amplia-se uma conexão plena de vivências.
As brincadeiras trazem uma pluralidade de sentidos significativos para a formação da vida, como fala o assessor pedagógico da Secretaria de Educação, Dejair Bento.“Durante o brincar a criança expressa-se espontaneamente, cria, imagina, imita, fantasia, interage com os objetos e com o outro, ampliando seu repertório motor, intelectual, cultural e afetivo. Sendo um dos eixos estruturantes da BNCC, o brincar e a brincadeira devem compor a proposta pedagógica e curricular da Educação Infantil, garantindo as experiências de conhecimentos, linguagens, cuidados pessoais, arte, cultura entre outras. Pelas brincadeiras, participa de jogos simbólicos, expressa suas necessidades, ressignifica espaços e se desenvolve em aspectos físicos, cognitivos, emocionais, sociais e culturais”.
A EMI Luz do Amanhã está construindo brincadeiras relacionadas com sons e instrumentos criados a partir de elementos naturais, madeira de reaproveitamento, caixas e outros instrumentos formais. Locais como o corredor foram transformados em espaços brincantes como relata a diretora Ângela Bissolotti. “Reafirmando que toda a EMI Luz do Amanhã respira brincadeira”.
Ângela ressalta sobre a proposta de unir a música para o universo da infância e da brincadeira. “Acreditamos que a infância e a música andam juntas, por isso a Equipe Docente vêm participando de formações relacionadas a musicalização desde o início do ano. Para esta Semana Mundial do Brincar foram planejadas propostas relacionadas à musicalização e um olhar diferenciado aos espaços cotidianos da Escola. As rotinas da Educação Infantil priorizam o brincar como experiência de mundo, mas nesta semana ele recebe os holofotes e ganha ainda mais sentido.
A EMI Bom Pastor já organizou as atividades que vão ser desenvolvidas como Dança da Colher, Festa das Luzes e dos Tecidos, Cantigas e Brincadeiras de Roda, Shantala (massagem de técnica milenar indiana para os bebês) e Cromoterapia com os Berçários, e vivências com dança e respiração para regular emoções com os Maternais, com a fisioterapeuta Sheila Comparin. A programação do educandário foi pensada tendo como base o tema e o mote, assim como, as diretrizes do projeto norteador “A vida em foco: Mãos pequeninas que transformam o mundo”, trabalhando o autocuidado e as relações socioemocionais.
A diretora Lina Ana Zeni expressa a importância do brincar para a vida emocional e como a música pode ter um papel estruturante. “É através do Brincar que conseguimos inclusive fazer a regulação das emoções, pois acabam expondo os seus sentimentos. E a música tem um papel fundamental em todo esse processo. Tem o poder de acalmar, de alegrar, de envolver a todos, independente da idade. Inclusive criando muitas memórias afetivas para a vida!”, salienta Lina.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/EMIs Bom Pastor e Luz do Amanhã
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves