Ações promoveram a ampliação da conscientização ética para a coexistência entre seres humanos e natureza
No último sábado (07), marcou a última atividade da Semana do Meio Ambiente em Bento Gonçalves. Na Praça Achylles Mincarone, o Setor de Educação de Ambiental juntamente com o Rotary Mulheres da Serra, realizaram o plantio de árvores no local, além da distribuição de mudas de árvores como abacateiro, butiazeiro, canela, cerejeira, coqueiro jarivá, ipê roxo, palmeira leque, entre outras, para a comunidade.
A Semana do Meio Ambiente teve como tema “Pequenas atitudes, grandes mudanças” aludindo à urgência de boas práticas que priorizem o equilíbrio ecológico dos sistemas naturais. A programação contemplou uma séria de atividades que versaram sobre a necessidade cuidar e preservar os recursos naturais, assim como, de promover a consciência ambiental, como foi a formação dos Agentes Ecológicos Mirins das EMFs Floriano Peixoto, São Valentim e Senador Salgado Filho e da EEEF Ângelo Chiamolera, que vão atuar como fiscalizadores e disseminadores das informações corretas, engajando suas famílias e suas comunidades na rede de proteção. Durante a capacitação, foram trabalhados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e 12 – Consumo e Produção Responsáveis.
Na Fundação Casa das Artes, foi realizado mais uma edição do projeto “De olho no óleo”, da Corsan/Aegea, sensibilizando sobre o correto descarte do óleo de cozinha e ampliando o conhecimento da sua reutilização na confecção de sabão, utilizando os devidos EPIs na sua produção. Já a Feira de Adoção PET tem como proposta a responsabilidade para com os animais, dos cuidados com o seu bem-estar e qualidade de vida.
Integrando a programação, o artista visual Jeferson Menegotto criou a exposição artística “Equilíbrio”, onde retrata e reconfigura a existência das pedras. A exposição faz parte do Edital CirculArte.
Ainda, a Conferência Internacional de Educação Ambientar e o Fórum Internacional de Resíduos Sólidos reafirmou o seu protagonismo frente as políticas públicas do setor. A quinta edição do CIEDUCA demonstrou a sua relevância nas experiências exitosas de como a Educação Ambiental é estruturante para a preservação e salvaguarda dos ecossistemas. Já a 16ª edição do FIRS contemplou a evolução da Economia Circular, discussão sobre a Logística Reversa e os acordos setoriais e sobre a Lei de Incentivo à Reciclagem.
Para o Secretário pasta pública, Volnei Tesser, “a Semana do Meio Ambiente promoveu de como o nosso município está tendo um protagonismo frente a um trabalho ético de ações para uma mudança estrutural. Em nossa programação tivemos a participação de entidades preocupadas com as questões ambientais e que estão caminhando junto para um futuro mais sustentável. Nosso compromisso é global, mas começa no particular, na mudança de paradigmas que expressem uma profunda responsabilidade para coexistência entre seres humanos e a natureza”.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
PG
Governo do Estado assina convênio com mais 39 municípios para recuperação de estradas rurais
Santuário de Caravaggio celebra presença na final do Catholic Music Awards em Roma
Centro Cultural Tuiuty, em Bento, recebe a exposição “Histórias e Trajetórias”, de Sarah Milani Campana