Evento proporcionou diversas atividades de fomento e estímulo à leitura
Da espiritualidade ao lúdico, das flores com versos às narrativas de vida encontradas (ficcionais ou não), dos bate-papos literários aos saraus, do teatro à música e a dança, diversas atividades movimentaram a Semana do Livro que se encerrou nesta segunda-feira (18). Durante o período, a ação teve um público de, aproximadamente, 2.500 pessoas.
O evento proporcionou uma descentralização das ações da Biblioteca Pública Castro Alves. A instituição promoveu atividades como palestras com o Frei Jaime Bettega, espetáculo teatral “A Menina da Biblioteca”, do Grupo Luz e Cena, o Jardim Literário, que é confecção de flores com versos de autores locais plantadas em praças do município, e a Biblioteca Solidária, entrega kits com livros e bombons em bairros como: Santa Marta, Juventude da Enologia, Borgo, Fátima, Progresso, Maria Goretti e KM2, que contou com a parceria do subprefeito de Tuiuty, Tiago Coser e Lions Femina.
A Semana do Livro contou com a Biblioteca na Praça, que esteve na Praça Achyles Mincarone, juntamente com o Palco Cultural que teve atrações como Arkariot, Bochi, Dj Otug (Augusto) e o convidado Wi (Willian).
Igualmente, atividades como bate-papos com os escritores proporcionou uma troca de ideias, de experiências. O escritor Pedro Guerra participou de um deles em 14 de abril com uma escola e ressalta sobre esse momento de retomada das atividades presenciais. Para ele, é um período de nos reconectar, e os livros trazem essa esperança de cenários e mundos melhores.
“Uma das coisas que mais senti falta foram justamente os bate-papos, porque é um momento de troca gigantesca entre leitor-escritor. É ali que nos inspiramos, que temos o retorno a partir de um livro lido, que nos conectamos… Fiquei muito feliz de ter feito parte da Semana, ainda mais de Bento, que sempre tem um carinho especial pelos livros e por momentos assim”.
A escritora e poeta Sabrina Dalbelo que participou de outro bate-papo no dia 18 de abril com alunos do Terceirão do EMEM Alfredo Aveline compartilha seu entusiasmo.
“O bate-papo foi descontraído, o pessoal participou ativamente, fez e respondeu perguntas. Combinamos, para quem quiser, de eles escreverem um poema, postarem nas redes sociais e me marcarem ou de me mandarem diretamente por e-mail. Vamos ver, estou no aguardo! Que honra conversar com eles!”.
O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressalta que as ações realizadas em diferentes pontos do município.
“A Semana do Livro proporcionou ações descentralizadas em diversos bairros com diferentes propostas. O livro e a leitura foi ao encontro das pessoas como o Jardim Literário, a Biblioteca Solidária e o Livro Encontrado. Espalhou-se versos, narrativas, conversas artísticas, entre outras atividades, e isso é fomentar, difundir e estimular o hábito da leitura, pois ela é essencial para a construção da cidadania”.
A Semana do Livro encerrou com a ação Doação Nota 10. A cada 5 livros (em bom estado) doados para a biblioteca, recebia um cupom. Se doasse 10, recebia dois e assim por diante. Esses cupons serviram para participar no Sorteio doação nota 10, que teve como prêmio 7 livros novinhos selecionados pela equipe da biblioteca. A vencedora do sorteio Doação Nota 10, foi a usuária Lulle Piovesana.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/Biblioteca Pública Castro Alves
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Prefeitura realiza reunião com corsan para tratar sobre o abastecimento de água nos bairros
Em formato on-line, OAB/RS realiza eleições nesta sexta-feira