As homenagens tradicionalmente realizadas na Semana da Pátria terão um formato diferenciado neste ano, em virtude da pandemia do coronavírus.
Devido ao Sistema de Distanciamento Controlado do Estado, a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, definiu pela não realização do Desfile Cívico no feriado de 7 de setembro, como medida de prevenção à aglomeração de grande público e o risco de contaminação.
As sessões cívicas serão realizadas com público limitado, atendendo as normas sanitárias. Será mantido o hasteamento e a arriação das bandeiras, com entoação do hino nacional, em frente ao Centro Administrativo Municipal (ou na recepção, em caso de chuva). As sessões cívicas ocorrerão de 1º a 4 e 7 de setembro, às 8h e às 17h. A abertura oficial será no dia 1º de setembro, às 9h.
As sessões cívicas serão direcionadas apenas a autoridades e entidades homenageadas, além dos representantes de cada escola ou entidade os quais participarão da sessão. Conforme a secretária Simone Rosanelli Chies, haverá a explanação de alguma atividade, ação ou data comemorativa que cada escola desejar ressaltar.
“A educação é a grande propulsora que mantém e desperta nos alunos a noção de cidadania, para tornarem-se adultos socialmente responsáveis com o local onde vivem e com o seu país.” afirma a Secretária Simone Cristina Rosanelli Chies.
Homenageados
As entidades homenageadas na Semana da Pátria deste ano serão o Aeroclube de Garibaldi, que completa 75 anos, e o Grupo Escoteiro Almirante José de Araújo Filho, que contabiliza 50 anos de atividades em 2020.
O Aeroclube de Garibaldi foi fundado em 1945, por Itaner Rossi e mais 64 jovens, após o entusiasmo o então prefeito Olinto Fagundes de Oliveira Freitas pela Campanha Nacional da Aviação. Dois anos depois, foram construídos o hangar e 500 metros de pista. Em 1949, o primeiro avião foi entregue pelo senador Salgado Filho, dando início a formação de pilotos, que somam mais de 240 até hoje. O Aeroclube é uma entidade de utilidade pública, hoje dirigida por Artur Sartori Habercamp.
O movimento escoteiro tem proposta educacional, voluntária e sem fins lucrativos, fundado por Baden-Powell, na Inglaterra, e presente em todo o mundo. Seu objetivo é o desenvolvimento de jovens, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na lei escoteira, por meio das práticas do trabalho em equipe e ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento tornando-se um exemplo de responsabilidade, respeito e disciplina.
Fogo Simbólico
O município de Garibaldi integrará a 83ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, realizada pela Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul (LDN/RS). A chama chegará à sede da Corporação de Bombeiros Voluntários no dia 24 de agosto, às 9h, quando será acesa a pira, que será mantida no local até a Semana da Pátria.
Temas nacional e estadual
A LDN/RS anualmente escolhe dois temas para homenagear: um símbolo, instituição, fato da História do Brasil, brasileiro ilustre, ação ou mesmo um projeto, para demonstrar a importância do tema escolhido para o processo civilizatório da Nação Brasileira.
Neste ano, o tema nacional é o Hino Nacional Brasileiro, canção que representa a nação, exalta fatos acontecidos e carrega a identidade de um povo, conforme citação de Lilian Martins de Aguiar.
O tema estadual será a participação dos gaúchos na 2ª Guerra Mundial, que inclui a Força Expedicionária Brasileira, os “pracinhas” gaúchos, o Grupo de Caça “Senta a Pua” e seus pilotos.
Fonte: Prefeitura de Garibaldi
Foto: Divulgação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor