Nesta terça-feira, 18, a 7ª Semana da Cultura e da Arte Italiana apresenta, às 20h, por meio da página da rede social do Facebook do evento, a live HQ na Arte e Cultura Vêneta Regional. A atividade virtual irá apresentar a HQ I Fioli de la Nostra Tera (Os Filhos da Nossa Terra) que conta a trajetória de uma família de personagens de colonos Italianos Vênetos, que partem da região norte da Itália em busca de uma vida melhor no Brasil, durante o século XIX. A obra é de autoria da designer/ilustradora e cartunista catarinense, natural de Concórdia, Cidiane Guisso.
A obra possui semelhanças com o processo de colonização em Bento Gonçalves de uma terra prometida, mas, ao chegarem, encontram a mata fechada e enfrentaram diversos desafios para sobreviver e criar raízes. De caráter cultural e histórico, destaca-se a tradução do texto para a Língua Vêneta Brasileira Talian, língua mãe trazida pelos os imigrantes Italianos ao Brasil no século XIX.
Cidiane ressalta o ineditismo do empreendimento “é a primeira História em Quadrinhos em Vêneto Brasileiro Talian, que valoriza a Língua Vêneta Brasileira Talian e os aspectos culturais que ainda se mantém vivos pelos descendentes Italianos que vivem nas comunidades rurais no sul do Brasil”. A HQ I Fioli de la Nostra Tera (Os Filhos da Nossa Terra) é composta por seis personagens e contém 92 páginas.
A live vai contar com a participação do quadrinista Douglas Garcia Dias que participou de uma obra que aborda a imigração italiana. De autoria de Gilmar e Fabiane Sassi Caio, intitulada Giovanella e Bartoldo em Terra à Vista (lançada em 2012), tem ponto de partida análoga a história conta a aventura de dois gatinhos que viajam da Itália para o Brasil, dentro da mala do nono e da nona. Chegando aqui acreditam encontrar fartura e grande sorte, mas são surpreendidos.
Para mais informações sobre a Histórias em Quadrinhos I Fioli de la Nostra Tera (Os Filhos da Nossa Terra), acesse a página oficial das redes sociais Facebook e Instagram, @ifiolidelanostratera e instagram, ou da autora @cidianeguissoart.
A 7ª Semana da Cultura e da Arte Italiana é uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e do Circolo Trentino di Bento Gonçalves, da Fundação Casa das Artes, Museu do Imigrante, Biblioteca Pública Castro Alves, Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos, ANEA – Brasil, Família Trentina Santo Antão, Caminhos de Faria Lemos, Aprovale, Associação Caminhos de Pedra, Fenavinho e Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento
Arte: Divulgação/SECULT/7ª Semana da Cultura e da Arte Italiana
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro