Já estão abertas as inscrições para o Selo Ambiental da Lavoura de Arroz Irrigado do Rio Grande do Sul referente à Safra 2016/2017. A distinção é uma iniciativa do governo do Estado, por meio do Instituto Rio Grandense do Arroz e da Fundação Irga, em conformidade com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação e com apoio da Federarroz. O regulamento pode ser acessado no link da iniciativa. As inscrições devem ser feitas nos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) do Irga até 30 de dezembro deste ano. O tempo entre habilitação, vistoria, parecer conclusivo e julgamento é de seis meses.
Para este ano, foram feitas algumas adequações. Aqueles que já possuem o selo da Safra 2015/2016 precisam apenas enviar uma Renovação de Inscrição ao invés de se inscrever novamente. Com isso, os 13 empreendimentos que já possuem o Selo não precisarão entregar toda a documentação necessária de novo e também será feita apenas uma vistoria na lavoura para saber se continuam cumprindo com as exigências técnicas. Apenas uma vistoria será feita para saber se continuam seguindo as exigências.
O selo foi criado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz para premiar as propriedades rurais que estão adequadas à legislação ambiental e aos preceitos de tecnologias mais limpas. Teve início na safra agrícola 2008/2009. Entre os objetivos da distinção estão: promover a sustentabilidade ambiental do sistema de produção de arroz irrigado; desencadear o processo de certificação e rastreabilidade; garantir aos empreendimentos agrícolas reconhecimento quanto ao uso de práticas ambientais e sociais corretas na lavoura de arroz irrigado; melhorar a gestão da propriedade rural, reduzir custos agregados ao processo produtivo e contribuir para agregação de valor ao produto; e incentivar a produção de arroz dentro dos princípios da segurança do alimento.
A cerimônia de entrega do Selo está programada para ocorrer durante a Expointer 2017. Normalmente as homenagens são feitas nos locais próximos às lavouras, mas para esta edição, houve uma modificação. O Comitê organizador quer dar mais visibilidade ao selo e aos empreendedores, aproveitando um evento de grande repercussão, a Expointer, para as homenagens.
Fonte: Piratini
Reunião Técnica discute diagnóstico e apresenta soluções para os impactos das chuvas extremas na Serra Gaúcha
Vinho e espumante um passo mais perto de serem símbolos oficiais do RS
Natal nos Vinhedos tem atrações artísticas gratuitas e opções enogastronômicas em dezembro