Seis vereadores de Bento Gonçalves aproveitaram a janela partidária que iniciou no dia 5 de março e se encerrou na última sexta-feira, dia 3, para realizarem a troca de sigla. O período permite que os vereadores que vão concorrer à reeleição ou disputar a prefeitura de sua cidade mudem de partido sem punição .
Conforme informações apuradas pela reportagem da Rádio Difusora 890 AM, os vereadores Gustavo Sperotto, Jocelito Tonietto, Moisés Scussel, Sidinei da Silva, Valdemir Marini e Neri Mazzochin, já migraram para outros partidos.
Sperotto trocou o Democratas pelo PSD, Tonietto que era do PDT e Sidinei da Silva do PPS, migraram para o PSDB, que perdeu Moisés Scussel, agora do Republicanos. Marini foi do PTB para o Progressistas e Mazzochin fez o caminho inverso, foi do Progressistas para o PTB.
A janela partidária existe desde 2016 e fica aberta por 30 dias, sempre em ano eleitoral. A medida serve para evitar o troca-troca de partidos. Ela foi criada após a instituição da fidelidade partidária, em 2007, que pune o político com a perda de mandato em caso de troca injustificada de legenda. É que a legislação entende que o mandato pertence ao partido e não ao político.
Lembrando que o primeiro turno das eleições municipais ocorre no dia 4 de outubro e, o segundo, no dia 25 do mesmo mês, mas só para as localidades com mais de 200 mil habitantes.
Fonte: Central de Jornalismo Difusora
Esportivo estreia pelo Gauchão Série A2 em menos de um mês
Diocese de Caxias do Sul emite nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NA BR-470, EM CARLOS BARBOSA