Seguro-Desemprego tem novas datas de pagamento em janeiro após reajuste do salário-mínimo

O Ministério do Trabalho alterou o cronograma do pagamento do seguro-desemprego, neste mês de janeiro, para que o benefício fosse reajustado de acordo com o novo valor do salário mínimo. Em 29 de dezembro, o presidente Michel Temer assinou decreto que alterou o salário mínimo de R$ 937 para R$ 954, a partir do dia 1º de janeiro. O teto mensal do seguro-desemprego passa a ser de R$ 1.677,74; enquanto o piso equivale ao mesmo valor do novo salário-mínimo.

“Sempre que ocorre alteração do valor do salário mínimo existe necessidade de adequação sistêmica do valor dos benefícios. Essa nova escala acontece exclusivamente em janeiro”, explica Rafael Augusto da Fonseca, gerente nacional de Benefícios Sociais da CAIXA. “Após esse período, as liberações voltam a ser semanais”.

Com o reajuste do salário mínimo, os trabalhadores que solicitaram o seguro-desemprego e que tinham parcelas a receber entre 11 e 15 de janeiro, passaram a receber os valores no período de 16 a 20 de janeiro, já com o reajuste no valor do benefício.

O cronograma leva em consideração o último digito do cartão do PIS, conforme a tabela:

2018-01-17_seguro-desemprego-02-interna

As parcelas liberadas no dia 20, sábado, poderão ser sacadas no mesmo dia, com o Cartão Cidadão ou cartão de conta CAIXA, no autoatendimento ou casas lotéricas.

Atendimento CAIXA ao Cidadão
A partir deste mês, por meio do telesserviço 0800 726 0207, além de informações sobre pagamento de Bolsa Família, PIS e FGTS, por exemplo, o trabalhador pode saber as informações de pagamento do seu seguro-desemprego.

“Esses trabalhadores poderão obter informações sobre seu benefício com mais comodidade por meio de telefone fixo ou celular, sem a necessidade de se dirigir às agências para acompanhar a disponibilização do pagamento”, diz Rafael Augusto.

Pelo novo serviço do Atendimento CAIXA ao Cidadão, o trabalhador se há requerimento do Seguro-Desemprego liberado para pagamento; a parcela agendada para crédito ou já paga; a data da próxima parcela, se houver; e confirmação da conta a receber, em caso de crédito em conta CAIXA.

O trabalhador, anteriormente, para obter essas informações, precisava comparecer a uma agência da CAIXA ou acessar o aplicativo Caixa Trabalhador por smartphone. Para consultar sobre o pagamento do seguro-desemprego, o trabalhador atendido pelo 0800 726 0207, na opção 5, precisa digitar o Número de Identificação Social (NIS) e realizar a identificação positiva, por meio de informações cadastrais.

De acordo com o gerente nacional de Benefícios Sociais, o novo serviço está alinhado com as ações da CAIXA com foco na melhoria do atendimento. “A CAIXA está ampliando as opções de atendimento e dando mais comodidade ao trabalhador”, reforça Rafael Augusto.

 

Fonte: Caixa

error: Conteúdo Protegido