O programa “Participa Bento” – instrumento utilizado pelo PMDB de Bento Gonçalves para diagnosticar as principais reivindicações do município – atingiu neste final de semana a marca de 10 mil pessoas ouvidas. De maneira generalizada, a principal reclamação é a segurança. Esta foi a opção escolhida por 41,28% dos entrevistados. “A sensação de insegurança é hoje o que mais preocupa os bento-gonçalvenses em todos os bairros e também no interior. Os números confirmam o problema e nos dão a certeza de que é preciso tratar a questão com a devida prioridade”, comenta o presidente da sigla César Gabardo, coordenador da ação.
Outros detalhes da pesquisa não foram divulgados, como locais em que as pessoas foram entrevistadas e o período.
O principal mote da iniciativa é inserir os moradores no processo de construção de políticas públicas condizentes com as suas necessidades, conforme o diretório. A preocupação com a saúde aparece em segundo lugar, indicação de 19,2% dos eleitores ouvidos. Queixas como a grande fila de espera para consultas com especialistas e o baixo número de atendimentos oferecido por semana nas unidades de saúde foram citadas com frequência.
“O poder público precisa ter uma postura diferente frente a estas questões, gerenciando de maneira mais eficaz equipes e recursos para qualificar o serviço prestado”, observa César.
Os trabalhos do programa “Participa Bento” iniciaram em junho, com equipes espalhadas pelos bairros e distritos. Além de apontar o que acreditam que precisa melhorar no município, os moradores também traçaram um perfil do que esperam do próximo prefeito.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Assessoria do PMDB
Bento: reforma do telhado do ginásio de esportes é contemplada no Avançar Mais no Esporte
Vinho e espumante um passo mais perto de serem símbolos oficiais do RS
No Vêneto, Lorenzoni e Paparico conhecem projeto que reduz impostos de empreendedores do agroturismo