Todos os dias, o Centro Cirúrgico do Hospital São Roque recebe em média 18 cirurgias. Para aquelas agendadas previamente, que correspondem a mais de 95% dos casos, é montado previamente um kit cirúrgico, contendo todos os itens que poderão ser necessários durante o procedimento. Nas últimas semanas, a gestão desses conjuntos é realizada a partir de um sistema digital.
Na prática, o sistema guia a produção dos kits, que são preparados com pelo menos 24h de antecedência. Quando todos os itens estiverem selecionados, um código de barras exclusivo será criado para o kit, que permanece armazenado na farmácia interna até a hora do procedimento.
“O novo sistema oferece mais segurança e agilidade para pacientes e equipes assistenciais, garantindo a rastreabilidade dos medicamentos e materiais disponibilizados antes de iniciar o procedimento do paciente”, descreve a farmacêutica do Hospital São Roque, Fernanda Ben.
Quando o kit é levado até o bloco cirúrgico, automaticamente os itens são creditados no prontuário do paciente. Ao fim do procedimento, os materiais não utilizados retornam à farmácia interna e são estornados do prontuário. Dessa forma é possível realizar o faturamento de forma precisa, permitindo a cobrança somente dos materiais e medicamentos realmente utilizados.
O sistema também permite otimizar a reposição de estoque, pois a baixa automática aponta para a necessidade de compra dos materiais em pouca quantidade.
Fonte e foto: Tacchini Sistema de Saúde
(KPJ)
Assembleia presta homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul
BRDE quer ampliar parcerias em projetos de transição energética na Fiema Brasil 2025
Pouca chuva e temperaturas baixas marcaram o mês de abril