A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria de Segurança (SEMSEG) e a Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC), realizou, entre setembro e outubro, a instalação de seis novas câmeras de videomonitoramento, sendo três no bairro Fátima e três no Licorsul. Além destes locais, as praças Centenário, Vico Barbieri, da Igreja Cristo Rei e dos bairros Progresso e São Roque também possuem câmeras, além de que, todos os espaços citados possuem também sinal de WiFi gratuito.
O processo de instalação dos equipamentos está ocorrendo dentro do Planejamento estratégico do Projeto Sentinela. As câmeras são controladas de forma remota pelo Centro Integrado de Operações da Brigada Militar, podendo ter alcance de 250 metros.
O investimento em segurança através do videomonitoramento inclui não apenas as praças, mas outras localidades do município, que hoje já conta com 456 câmeras espalhadas em diferentes pontos da cidade, onde também ocorre o cercamento eletrônico. Ao longo dos próximos dias outras quatro câmeras devem ser instaladas nas dependências do Estádio da Montanha, na Avenida Osvaldo Aranha. Atualmente as equipes já estudam ainda a viabilidade de novas instalações dos equipamentos em outros pontos, incluindo trecho do túnel na BR-470, Cemitério São Roque e Praça Centenário. A expectativa ainda é que até o final deste ano outros 50 novos equipamentos estejam funcionando em educandários do município.
O diretor da CTEC Nataniel Dendena destaca que “estamos avançando no processo de instalação dos equipamentos pela cidade, representando desta forma um avanço no aspecto de segurança de nossas ruas, escolas e praças. É sempre bom a população de Bento poder desfrutar desses espaços de forma tranquila”.
O secretário de Segurança Tenente-coronel Paulo César de Carvalho explica que “enquanto o cercamento eletrônico enfoca a detecção de movimento e a ativação de alertas quando a barreira virtual é violada, o videomonitoramento concentra-se na observação contínua da área e na possibilidade de revisar as imagens posteriormente para fins de investigação ou análise. Ambas as abordagens podem ser usadas em conjunto”.
Ainda conforme o Secretário “criar uma sensação de tranquilidade envolve não apenas a implementação de medidas de segurança eficazes, mas também a comunicação transparente sobre essas medidas para os cidadãos, a fim de promover um ambiente onde as pessoas se sintam protegidas e à vontade”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Prefeitura realiza reunião com corsan para tratar sobre o abastecimento de água nos bairros
Em formato on-line, OAB/RS realiza eleições nesta sexta-feira