O segundo grupo de venezuelanos está em solo gaúcho. O sonho de uma nova vida começa a partir de agora. Cerca de 200 imigrantes vindos de Roraima desembarcaram no começo da tarde desta quarta-feira no Salgado Filho. As famílias, agora, irão se dirigir para Canoas, na região Metropolitana, cidade que junto com Esteio está recepcionando e acolhendo os venezuelanos no Estado. Do aeroporto eles serão levados para um alojamento localizado na rua Argentina, bairro São José
Todos os solicitantes de refúgio e de residência que aceitaram participar da interiorização foram vacinados, submetidos a exame de saúde e regularizados no Brasil – inclusive com CPF e carteira de trabalho. A interiorização é uma iniciativa criada para ajudar venezuelanos em situação de extrema vulnerabilidade a encontrar melhores condições de vida.
As prioridades a partir da chegada dos venezuelanos serão o acolhimento, o auxílio com a língua e a inserção deles na comunidade e no mercado de trabalho, para que consigam conquistar a independência.
As pousadas que abrigarão os imigrantes precisam, no entanto, do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI). Devido a alguns problemas, o Corpo de Bombeiros deu prazo de 30 dias para que mudanças sejam realizadas para que o alvará seja concedido.
Para o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, o acolhimento é uma questão humanitária e ao mesmo tempo importante para o crescimento da cidade. ” Muitos deles possuem curso superior, tem qualificações e não estão deixando seu país por mera vontade, mas por necessidade, são 400 pessoas que estão sofrendo.”
De acordo com ele, os venezuelanos precisarão de assistência e o programa Gerações da prefeitura irá auxiliar e gerar empregos. “Vamos fazer um chamamento, através do programa, de professores de Português, assistentes sociais que hoje estão em casa e não têm uma oportunidade”.
Fonte e foto: Correio do Povo
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor