Educador financeiro esclarece como fazer um bom uso do valor nesse fim de ano
A segunda parcela do 13º chegou! E, apesar da empolgação que milhões de brasileiros com o “valor extra” na conta, é preciso ter pés no chão. Quem explica é o educador financeiro do Sicoob Renato Costa. De acordo com ele, muita gente acaba gastando mais do que o necessário – ainda mais com períodos bastante sedutores para os consumidores, como as festas de Natal e Ano Novo.
“Obviamente que o desejo em gastar pelo menos pouquinho desse dinheiro é até natural”, fala o especialista. “Mas é preciso se atentar a diversos fatores que podem ter grande impacto no orçamento nos próximos meses”, explica. A principal dica é sempre fazer as contas, seja no papel, em uma planilha no computador ou até no smartphone. É preciso visualizar as receitas e todas as despesas do período e dos próximos meses. Se houver dívidas vencidas, a prioridade deve ser regularizá-las.
Isso tem uma razão, um levantamento da LCA Consultores, a partir de dados do Banco Central, mostra que de dezembro de 2019 a julho de 2023, a inadimplência dos tomadores de crédito cresceu 60%, alcançando R$ 124 bilhões, já descontada a inflação. “A inadimplência é uma bola de neve. Se você não paga a dívida, ela começa a crescer e consumir cada vez mais a sua renda. Por isso, negociar pagamentos à vista pode auxiliar – e muito – a fugir dessa situação”, comenta Renato.
Outra atenção especial tem relação com os famosos gastos de início de ano. IPVA, IPTU, material escolar para quem tem filhos…É preciso ficar atento com essas despesas que sempre surgem, mas são pouco planejadas. “Dá para guardar uma porcentagem do valor para já se programar. Inclusive com investimentos de curto prazo, que vão lhe dar alguma rentabilidade”, destaca.
Mas, para quem não tem dívidas em atraso, o educador financeiro tem algumas dicas para o que 13º salário não seja desperdiçado esse ano. “Construir uma reserva financeira é o primeiro passo. No orçamento, é extremamente necessário ter uma margem primeiramente para imprevistos e depois para investir em um sonho, como abrir seu próprio negócio ou fazer uma viagem bacana”, afirma.
Confira as principais dicas do educador financeiro: organize suas finanças e quite dívidas; separe uma parte para gastos previstos, como IPVA e IPTU; destine outra parte para gastos imprevistos, a famosa reserva financeira; invista o restante.
Seja qual for seu caso, o Sicoob dispõe de diversas alternativas, entre produtos e orientações, para te auxiliar com o 13º salário. Entre eles estão as Clínicas Financeiras Virtuais, serviço gratuito em que qualquer pessoa pode obter consultorias com especialistas para organizar suas finanças. Acesse aqui: https://clinicasfinanceiras.institutosicoob.org.br
Fonte: Sicoob – Assessoria de Imprensa
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor