As ações contra disseminação do Coronavírus em Bento Gonçalves iniciaram em janeiro com monitoramento de dados. Dentro do planejamento, a Prefeitura seguiu com comunicação, ações de prevenção, fiscalização e orientação com verificação de temperatura dos pedestres e motoristas, e obrigatoriedade da utilização de máscaras, sanitização, distribuição de sabão, testagem da população.
Além disso, de forma pioneira foi criado o Selo Ambiente limpo e seguro, onde as empresas do setor interessadas em obter a certificação precisam atender 27 itens presentes no protocolo, que abrangem critérios de higiene, limpeza e cuidados necessários de prevenção à disseminação do novo Coronavírus, que garantam a segurança dos visitantes e colaboradores.
Agora o Município entrou na fase de enfrentamento da doença com início de uma pesquisa de prevalência da Covid-19. Neste sábado, 30, foi feita a primeira etapa do estudo “Epidemiologia da COVID-19 em Bento Gonçalves”, 150 testes foram realizados.
Nesta terça-feira, 02, será realizada a segunda etapa do estudo com a realização mais 100 testes rápidos nos setores já determinados previamente. Com os testes rápidos, será possível saber o percentual de pessoas que têm anticorpos contra o novo coronavírus, ou seja, que já entraram em contato com a doença. Os resultados do estudo servirão para fornecer dados mais precisos sobre a doença, traçar estratégias para o combate da pandemia e basear ações e programas de prevenção.
A análise dos dados da pesquisa será divulgada até a próxima semana.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2025 será nesta terça-feira, 26 de novembro, em Caxias do Sul
Medida provisória libera R$ 118,2 mi para gestão de desastres no Rio Grande do Sul
5ª Exposição da Qualidade do Tacchini Saúde, em Bento, celebra recorde de trabalhos