As atividades da VI Semana da Informática em Bento Gonçalves continuam em andamento. Educação, Inteligência Artificial, Bullying e Comportamento na Era Digital foram alguns dos assuntos que nortearam as palestras desta quarta-feira, 15, na Escola Anselmo Luigi Piccoli, com os palestrantes Leandro Machado Oliveira e a Dra. Scheila de Avila e Silva.
O especialista da Faculdade de Tecnologia (UNIFTEC) Leandro Oliveira trouxe alguns vídeos de como a tecnologia tem influenciado e influenciará a vida das pessoas, por meio da utilização real de inteligência artificial. E como precisaremos nos preparar para atuar num mercado de trabalho onde a tecnologia competirá com profissões da atualidade.
Já das 10h às 11h, a temática proposta pela Dr. Sheila, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), teve o objetivo de despertar o respeito ao outro e o papel da tecnologia na abordagem do bullying.
Nesta quinta-feira, 16, a escola Princesa Isabel recebe a palestra “Como a tecnologia pode ser aliada na aprendizagem”, ministrada por Stéphano Pelc Amarante, e oficinas de Jogos e Conhecendo partes do Computador, pelos Me. Thyago Salvá e Esp. Ivan Prá.
A VI Semana da Informática é promovida pela Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC) e Secretaria Municipal de Educação (SMED), em comemoração ao Dia da Informática (15 de agosto) e ao Dia do Profissional de Informática (19 de outubro).
Programação
16 DE AGOSTO – EMEF PRINCESA ISABEL
Como a tecnologia pode ser aliada na aprendizagem
Palestrante: Stephano Pelc Amarante (CNEC)
Descrição: O pensamento crítico e investigativo são essenciais para a aprendizagem acontecer no mundo virtual, onde o acesso a informação é fácil e ágil.
Horário: 8h às 9h
Público alvo: 8º e 9º Anos
Nº de vagas: 50
Oficina: aprendendo com jogos e conhecendo o computador
Ministrantes: Me. Thyago Salvá e Esp. Ivan Prá (IFRS)
Parte I: Estimulando o Raciocínio Lógico com jogos de tabuleiro modernos
Descrição: Os jogos de tabuleiro modernos proporcionam tanto o desenvolvimento de competências quanto o social dos alunos. Muitos jogos são colaborativos, os quais os alunos precisam ajudar uns aos outros para alcançarem seus objetivos.
Parte II: Conhecendo a parte física do computador
Descrição: Oficina apresenta os principais componentes que compõe o hardware de computadores com demonstração das peças e seus propósitos.
Horário: 14h às 15h
Público alvo: 4º e 5º Anos
Nº de vagas: não há vagas externas
17 DE AGOSTO – EMEF NOELY CLEMENTE DE ROSSI
Conscientização sobre quem aprende e como aprende: o cérebro!
Palestrante: Prof. Drª Marilda Machado Espindola (UCS)
Descrição: As metodologias para facilitar a aprendizagem devem estar em sintonia com os interesses dos alunos. A palestra visa mostrar como o cérebro memoriza, como ocorre o processo de aprendizagem e como tudo isto acontece na interação entre o sujeito e o seu mundo. Também algumas técnicas para facilitar a memorização e assim, causar menos desgaste no processo de aprender.
Horário: 10h às 11h
Público alvo: 8º e 9º anos
Nº de vagas: 50
EMTI SÃO ROQUE
Como aprender programando o computador com o Scratch
Palestrante: Me. Leandro do Amaral Boeira (FSG)
Descrição: Na busca pela interdisciplinaridade em sala de aula, desenvolvendo conceitos de programação através da utilização do Scratch, é possível transformar contos em formatos digitais, possibilitando aos alunos desenvolverem sua criatividade e seus respectivos pontos de vista da compreensão de textos.
Horário: 15h30 às 16h30
Público alvo: 6º e 7º Anos
Nº de vagas: 50
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/ CTEC
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor