Nesta quinta-feira, 21, a Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU), começou a instalação das câmeras do sistema de semáforos inteligentes no Bairro Borgo, cruzamento entre as ruas São Paulo e Fiorelo Bertuol. O novo sistema será responsável pelo acompanhamento integral da movimentação do tráfego de veículos e na gestão das sinaleiras do local. O equipamento funciona até mesmo em situações de baixa visibilidade, em períodos noturnos, com neblina ou chuva.
Ao todo serão instaladas quatro câmeras. Segundo a SEGIMU, o local foi escolhido pelo fato de ser o semáforo do município com o maior tempo de espera e a maior quantidade de fases, além de ter um grande fluxo de veículos em todas as direções.
Como funciona o equipamento
Os novos equipamentos estão sendo fixados à frente das sinaleiras e detectam a passagem dos veículos. O dado é enviado a um software que passará a planejar e calcular os tempos de verde (sinal aberto), com base nas informações repassadas. Com isso o sistema analisará o fluxo nos cruzamentos e decidirá automaticamente quais movimentos devem abrir ou fechar e por quanto tempo.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Marcos Barbosa, “o novo sistema fará um melhor gerenciamento do trânsito no local, reduzindo o tempo de espera dos motoristas e melhorando o congestionamento nos horários considerados de pico, ou seja, com maior fluxo de veículos. Após a conclusão da instalação do sistema, a SEGIMU pretende realizar a instalação de mais semáforos inteligentes em outros pontos da cidade”.
Ainda segundo Barbosa a expectativa é que na próxima semana o novo sistema já esteja funcionando, tornando o trânsito mais fluído. Queremos modernizar e desta forma dando mais mobilidade ao trânsito de Bento. E estamos definindo com a equipe técnica a instalação também em outro local do município”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco / Divulgação
(RM)
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família