Neste sábado, 28, das 9h às 11h, a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) realiza uma ação de conscientização da campanha Sinal Vermelho para a Esmola, nos semáforos das Ruas Júlio de Castilhos, Marechal Floriano e 13 de Maio. A sensibilização, que ocorre desde 2019, objetiva esclarecer sobre os malefícios do ato de dar esmolas. A equipe da pasta pública estará orientando e entregando material informativo.
A Campanha busca possibilitar uma oportunidade de recomeço, encaminhando as pessoas que se encontram nesta condição para os serviços ofertados pela Política de Assistência Social, que objetivam promover a cidadania.
Para promover o acesso de pessoas que vivem em situação de rua aos serviços socioassistenciais e às demais políticas públicas, Bento conta com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que atua por meio do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS). Através da abordagem, os profissionais buscam criar um vínculo de confiança, através da escuta qualificada realizada por equipe técnica, objetivando a reflexão, orientação e encaminhamentos conforme a realidade de cada caso, para a construção do processo de saída das ruas.
O secretário da pasta, Eduardo Vírissimo, ressalta que “sabemos que esse ato de dar esmolas toca o lado emocional do público. Todavia, neste caso precisamo sermos racionais, pois o dinheiro dado é utilizado para produtos desnecessários ou para entorpecentes. Isso é evidenciado pela estatística: 90% dos casos utilizam para fins que não são para as necessidades básicas. A Prefeitura através da SEDES possui dispositivos de auxílio, de orientação, para amenizar essa realidade, possibilitando uma oportunidade de recomeçar, por meio dos encaminhamentos para as políticas de assistência social, que objetivam promover a cidadania”.
Campanha de prevenção de acidentes com ciclistas
Em diálogo com a campanha de conscientização Sinal Vermelho para a Esmola, também ocorre no sábado (28), das 9h às 11h, nos mesmos locais (semáforos das Ruas Júlio de Castilhos, Marechal Floriano e 13 de Maio), uma ação de prevenção de acidentes com ciclistas. Segundo dados dos Sistema de Informação Hospitalar (SIH) e do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) ambos do Ministério da Saúde, 60% das mortes, nos últimos 10 anos, das 13.718 mortes de ciclistas aconteceram por causa de atropelamentos.
A pesquisa também aponta que cresce em 45% os números de ciclistas atropelados no Brasil. Em média, 855 ciclistas morrem todos os anos por envolvimento em acidente em trânsito. Cerca 60% das mortes foram registradas nas regiões Sul e Sudeste.
Eduardo Vírissimo ressalta “que a campanha da SEDES expressa uma preocupação constante com esses dados. O município e região têm muitos adeptos do esporte e, não raro, ocorrem acidentes com lesões graves. É preciso reforçar sempre os cuidados respeitando a distância miníma de 1,5 m entre a bicicleta e o veículo e os limites de velocidade”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Divulgação/SEDES
(RM)
MPT publica novo edital de Cadastro de Entidades para destinação de recursos
CSG emite nota após abertura de procedimento para averiguar a aplicação de multas em usuários de rodovias de sua concessão
NOVA, a marca mãe dos vinhos finos de uma das maiores vinícolas do país