Neste ano, as atividades envolveram 600 crianças de 5 a 17 anos e as apresentações foram divididas em seis dias
Nos dias 1º, 5, 6, 7, 8 e 11 de dezembro, a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social promove as apresentações de encerramento das oficinas dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Os eventos são o encerramento das atividades que envolveu 600 pessoas de 5 a 17 anos em seis SCVFs: Sest/Senat, Toquinha da Amizade, CECI, Balão Mágico, AABB e Carrossel da Esperança. Neste ano, há uma novidade: todas as apresentações serão às 19h, na Fundação Casa das Artes. Antes, elas eram realizadas nos próprios Serviços.
Neste ano, as oficinas foram de Dança, Jiu-jitsu, Capoeira, Desenho, Canto, Yoga, Desenho Artístico, Desenvolvimento Humano e Relações Familiares, Ginástica, Expressão Corporal e Movimento, Jogos Recreativos e Coletivos, Materiais Alternativos e Reutilizáveis, que proporcionaram vivências diversificadas, habilidades, criatividade, ludismo.
De acordo com a coordenadora dos SCFVs, Letícia Cemin, as oficinas expressam um processo enriquecedor para o crescimento das crianças.
“As oficinas são essenciais para as SCFVs. Elas proporcionam cultura, arte, autoestima, e nesse ano propomos fazer um encerramento diferente, de estar num palco, de mostrar as atividades e o conhecimento aprendidos. Isso valoriza todo o processo que visa o bem-estar e a integridade das crianças”.
O coordenador Leonardo Sauthier, do SCFV Carrossel da Esperança, fala sobre os preparativos para apresentação. “Estamos nos preparando diariamente, num conjunto de esforços entre as crianças (usuários do SCFV), os Educadores Sociais e os Oficineiros. Estamos focando nas coreografias e no figurino, nos preparando mentalmente, com confiança e dedicação. Juntos, estamos inspirando as crianças para essa grande noite”.
Ainda, Leonardo ressalta que a apresentação na Fundação Casa das Artes será muito importante “para o desenvolvimento dos usuários, para elevar sua autoestima, para a construção de capacidades de expressão. Além da valorização da arte, da cultura e do próprio SCFV Carrossel. Sociabilizar, para nossas crianças, aumenta sua confiança, sua criatividade, seu senso de responsabilidade e comprometimento. Além da oportunidade de sair do Bairro Municipal e apresentar seus talentos para o restante do município na linda Cada das Artes”.
O Secretário de Esportes e Desenvolvimento Social Eduardo Virissimo ressalta sobre essa importante etapa para as oficinas. “É um encerramento de um trabalho realizado durante todo o ano que foi desenvolvido pela gestão da SEDES junto com os educadores sociais e com os oficineiros, profissionais capacitados para desenvolver aquelas atividades específicas. A culminância é um momento de confraternização, de acolhimento das famílias da Assistência Social mostrando a importância para os pais que eles têm na participação no crescimento dos filhos e no entendimento que essas atividades feitas nos serviços proporcionam para seus filhos, além de prestigiar o esforço empreendido pelas crianças nesta apresentação”.
Programação
Apresentação das oficinas dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Fundação Casa das Artes – Horário: 19h
1º de dezembro – SCFV Sest Senat
5 de dezembro – SCFV Toquinha da Amizade
6 de dezembro – SCFV CECI
7 de dezembro – SCFV Balão Mágico
8 de dezembro – SCFV AABB
11 de dezembro – SCFV Carrossel da Esperança
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves