SEDES promove Capacitação de Primeiros Socorros para motoristas em Bento

Nesta terça-feira (22), a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) de Bento Gonçalves promoveu a Capacitação de Primeiros Socorros para motoristas. O curso foi ministrado pela equipe do SAMU composta pela enfermeira Taciane Duarte de Oliveira, condutor, Daniel Dezar, e pelo acadêmico de Enfermagem e estagiário na Unidade de Bento Gonçalves, Marcos Vinícius.

Os primeiros socorros são fundamentais até a chegada dos profissionais da saúde, sendo medidas de emergência para prevenir o agravamento das lesões e estimular a rápida recuperação da vítima. Na ocasião, a equipe ministrou conteúdos referentes a diversos aspectos desde os clínicos aos legais, abrangendo situações de procedimentos básicos até técnicas mais avançadas para prestar auxílio a vítimas de acidentes como traumas, parada cardiorrespiratória, urgências clínicas, casos de engasgo, queimaduras, como utilizar o Desfibrilador Externo Automático (DEA), entre outros.

Fagner Rodrigues Guterrez é há sete anos motorista de aplicativo. Para ele, a capacitação auxiliou até na qualificação do seu trabalho. “Está nos trazendo entendimentos sobre emergências. Nós, que estamos todos os dias no trânsito, vivemos muitas dessas situações. Assim, estamos preparados para auxiliar quando for preciso”.

O secretário da pasta pública, Eduardo Virissimo, realizou uma conversa inicial com os participantes sobre a importância do curso, de ampliar os conhecimentos e informações sobre os cuidados emergenciais.“Estamos aqui para poder salvar vidas. Estamos vindo numa crescente de treinamentos, não só dos servidores públicos, mas sim de todas as pessoas que se sentem aptas a prestar socorro a outra pessoa. Seja no dia a dia, como dentro de um carro, que pode vir a acontecer algum transtorno de saúde, sabemos identificar os sinais, fazer com que tenha um atendimento primário, conseguindo atuar de forma efetiva e resolutiva. Essa atenção faz toda a diferença, atendendo com conhecimento técnico, naqueles milésimos de segundos até a chegada da equipe médica”, enfatiza Eduardo.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura

error: Conteúdo Protegido