Na quarta-feira (21), ocorreu no Centro Municipal de Atendimento Aperfeiçoamento Pedagógico e Avaliação (CMAPA), em Bento Gonçalves a primeira reunião de alinhamento dos trabalhos de Secretários de Educação, de 23 cidades que compõem a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE). Na ocasião, foram debatidos temas referentes à inclusão, Educação Infantil e a importância de preencher corretamente o Censo Escolar, instrumento estruturante sobre a realidade da Educação Básica no Brasil, o qual é utilizado em diversos programas da área.
Elenara Michelon Borghetti dos Reis, Secretária de Educação de São Marcos, destaca a importância dos encontros para o intercâmbio de experiências e realidades. “É o momento de troca de informações entre municípios pequenos, de médio e grande porte, como Caxias do Sul, nos oportunizando a vivenciar essas realidades diferentes. Os problemas são os mesmos, mas o tamanho diferencia muito. Quanto menor o município, mais precisa de apoio”.
De acordo com a Secretária de Educação de Bento Gonçalves, Andreza Peruzzo, a primeira reunião presencial com o grupo de dirigentes municipais “possibilitou alinharmos ações e o debate dos desafios contemporâneos da educação. Bento Gonçalves é referência para que outros municípios conheçam o trabalho empreendido, como nesta quinta-feira, recebemos uma comitiva de Guaíba para partilhar experiências”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Com queda nos índices de mortes violentas, primeiro semestre de 2025 aponta para um ano mais seguro que 2024
Rio Grande do Sul tem recorde em abertura de empresas no primeiro semestre de 2025
Sicredi disponibiliza R$ 68 bilhões no Plano Safra 2025/2026