Na primeira atividade como secretário, Cezar Schirmer reuniu na manhã desta segunda-feira (05) a cúpula da Segurança Pública. No encontro, ocorrido no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o secretário recebeu um diagnóstico dos principais projetos em andamento na pasta e suas instituições vinculadas.
Schirmer recebeu do comandante da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas, e do chefe da Polícia Civil, delegado Emerson Wendt, um panorama geral das atividades das corporações. A superintendente dos Serviços Penitenciários, Marli Ane Stock, o diretor do Instituto-Geral de Perícias, Cleber Muller, e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Adriano Krukoski, também traçaram um apanhado de suas áreas.
Segundo o novo secretário, a missão que lhe foi confiada pelo governador José Ivo Sartori engloba três eixos principais: agilizar e superar as dificuldades burocráticas para execução das medidas anunciadas pelo governo do Estado nos últimos dias; ampliar as vagas prisionais, tirando os criminosos das ruas e os colocando nas prisões; e ampliar o policiamento nas ruas para demonstrar que há um enfrentamento na questão da segurança.
“São ações que vamos iniciar imediatamente logo após a posse”, afirmou Schirmer, que pretende unir diferentes setores da sociedade no enfrentamento da criminalidade. “Essa é uma guerra que não é só da Secretaria da Segurança. Para ser vencida, precisamos da soma de todos, da multiplicação dos nossos esforços coletivos e da compreensão de que, se cada um fizer a sua parte, a SSP poderá fazer mais adequadamente as sua competências, as suas atribuições”.
Sobre os registros de assassinatos contabilizados pelas autoridades, Schirmer afirmou que 73,4% das vítimas têm passagem pela polícia e 44,19% dos autores passaram por cadeias administradas pela Susepe. Cinquenta por cento dos homicídios na Região Metropolitana envolvem pessoas que já cometeram, algum crime.
O novo secretário afirmou que irá buscar formas criativas e, com muita inteligência e muita tecnologia, superar essas dificuldades. “Não se muda uma realidade complexa e difícil do dia para a noite, mas ela pode ser mudada”, destacou.
Fonte: SSP-RS
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
BRIGADA MILITAR APREENDE ADOLESCENTE POR TRÁFICO DE DROGAS E PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO, EM BENTO GONÇALVES