Na sexta-feira, 18, o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Covatti Filho, participou da abertura da Estação Vindima, na Praça Achylles Mincarone e na Rua Coberta. Em sua visitação ao município, além de marcar presença no evento, Covatti Filho visitou a Escola de Artes Santo Elói, juntamente com o prefeito Guilherme Pasin e o secretário da Cultura Evandro Soares.
O curso, que foi inaugurado em 2017, foi criado com o intuito de resgatar, promover e difundir o antigo ofício da prataria. Grande admirador desta arte, Covatti Filho falou da importância do projeto: “já conhecia o trabalho realizado, mas não tinha tido oportunidade de conhecer de perto a riqueza desta arte. É um trabalho feito com atenção a cada detalhe, e cada peça é única. É admirável o que é realizado aqui”
Neste ano, Bento Gonçalves recebe o II Encontro Internacional de Prateiros que será realizado de 10 a 13 de outubro, na Fundação Casa das Artes, e reunirá 40 artistas, de sete países da América Latina, que trabalham com metais nobres, prata e ouro, produzindo peças e objetos com temáticas religiosas, regionais, joalheria, entre outras. Em torno de 100 obras compõem a exposição. O evento conta com apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves.
A Escola de Artes Santo Elói, localizada na Fundação Casa das Artes, tem como diretor o Sr. Darci Poletto e as aulas são ministradas pelo mestre Prateiro Raul Sartor Filho, abrangendo de 40 a 60 horas intensivas de prataria básica e cinzelado. O aluno recebe avental, pasta, apostila, um jogo de serras e 100 gramas de prata. Para ingressar é preciso entrar em contato com Raul Sartor Filho, por meio do telefone (54) 99942-6321.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Jose Martim Estefanon
Projeto Memórias Bordadas está com inscrições abertas
Em quatro anos, Consepro-BG investiu mais de R$ 5,3 milhões na segurança pública
Concessão Bloco 2 – Deputado Rodrigo Lorenzoni afirma que não há conexão entre o que o governo apresenta e o que a sociedade espera