Secretário de Cultura de Bento Gonçalves participa de agendas estratégicas em Porto Alegre

Encontros visaram fortalecer as políticas culturais no RS

O Secretário Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, Evandro Soares, esteve em Porto Alegre nesta semana, cumprindo uma série de agendas institucionais em defesa e construção de políticas públicas voltadas ao setor cultural. As atividades ocorreram na terça (8) e quarta-feira (9), e reuniram gestores municipais, representantes do Estado e do Ministério da Cultura.

Na terça-feira, acompanhado do assessor da área técnica de Cultura da Famurs, Vinícius Brito, Evandro esteve na Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), onde foi recebido pelo novo secretário estadual Eduardo Loureiro. No encontro, Evandro, que também é presidente do Conselho de Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul (Codic/Famurs), fez o convite oficial para que Loureiro participe do 30º Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura do RS, que ocorrerá em agosto, na capital gaúcha. A reunião também tratou das pautas prioritárias dos municípios, buscando alinhar ações conjuntas entre Estado e prefeituras para programas, planos e investimentos no setor cultural.

Já na quarta-feira, o secretário Evandro participou de uma nova agenda, desta vez na Casa de Cultura Mario Quintana, junto a representantes dos 15 municípios mais populosos do RS. O encontro teve como foco a construção do Ciclo II da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), e contou também com a presença do secretário Eduardo Loureiro, das equipes do Departamento de Fomento e do Sistema Estadual de Cultura, além de representantes do Ministério da Cultura. Na, ocasiaão, a coordenadora do Escritório do MinC no RS, Mariana Martinez, apresentou as diretrizes da nova fase da PNAB.

Como presidente do Codic/Famurs, Evandro Soares reforçou a importância da pactuação coletiva entre os entes federados para que os recursos cheguem de forma qualificada aos territórios. Ao todo, o governo estadual garantiu R$ 55 milhões para o fomento de ações culturais por meio da PNAB, com editais previstos para o segundo semestre de 2025.

“A união entre municípios, Estado e União é fundamental para consolidarmos políticas culturais eficazes e duradouras. Estamos avançando na articulação e no fortalecimento do nosso Sistema Estadual de Cultura, com diálogo, planejamento e foco na descentralização dos investimentos”, destacou Evandro.

error: Conteúdo Protegido