Entre os dias 5 e 7 de junho, o município de Restinga Sêca recebeu a 28ª edição do Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS. O encontro, realizado paralelo ao 41º Congresso de Municípios do RS, foi promovido pela Famurs e pelo Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS (Codic/RS).
Na ocasião, ocorreu também a Assembleia Geral de eleição da Diretoria Estadual do Codic-RS para o biênio 2023-2025, sendo que Secretário de Cultura de Bento Gonçalves, Evandro Soares, segue integrando o grupo, agora como vice-presidente. Soares iniciou sua participação no Codic-RS na gestão 2017-2019, quando foi vice-presidente e foi presidente por duas gestões 2019-2021 e 2021-2023. Atual presidente eleita é Renata da Silva, dirigente de cultural do município de Campo Bom.
No evento, foi redigida a Carta do Fórum, tradicional documento que reúne as demandas mais pertinentes do setor. Nesta edição, os dirigentes apontaram mais de 30 reivindicações. Entre elas, a plena execução dos recursos destinados às leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc II aos municípios gaúchos; a ampliação dos recursos destinados à Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC); estabelecimento de, no mínimo, 1% do orçamento anual de prefeituras e câmaras à cultura; a criação de secretarias municipais exclusivas; além de defender o fortalecimento do Ministério da Cultura, recriado em 2023 após forte pressão do setor.
As reivindicações propostas no documento têm o objetivo de qualificar a gestão de políticas públicas culturais nos municípios, promover a cultura local, valorizar a diversidade e garantir os direitos culturais dos cidadãos. As demandas também prezam pelo bom funcionamento do Codic/RS junto às regionais e à Famurs e sua interlocução com órgãos e entidades representativas.
O Fórum contou com a participação de representante do Ministério da Cultura, na figura do diretor do Sistema Nacional de Cultura e secretário-executivo do Conselho Nacional de Políticas Culturais, Junior Afro, e da secretária da Cultura do RS, Beatriz Araujo. No encontro, foram debatidos conteúdos fundamentais da pauta cultural do Estado.
A nova executiva do Codic-RS, que atuará durante o biênio 2023/2025, é composta por:
PRESIDENTE
Renata da Silva (Campo Bom | AMVAG)
VICE-PRESIDENTE
Evandro Soares (Bento Gonçalves | AMESNE)
SECRETÁRIA GERAL
Anelize Carreconde (Arroio Grande | AZONASUL)
SECRETÁRIO GERAL ADJUNTO
Erico Rakowski (Dom Feliciano | ACOSTADOCE)
COORDENADOR DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
Juliano Müller (Igrejinha | AMPARA)
COORDENADOR DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS ADJUNTO
Rose Carneiro (Santa Maria | AMCENTRO)
COORDENADOR DE DIVULGAÇÃO
Ricardo Bertolucci Reginatto (Gramado | AMSERRA)
COORDENADOR DE DIVULGAÇÃO ADJUNTO
Luiza Caterine Panegalli (São Luiz Gonzaga | AMM)
COORDENADOR DE ESTUDOS E PESQUISAS
Maiza Jacques (Uruguaiana | AMFRO)
COORDENADOR DE ESTUDOS E PESQUISAS ADJUNTO
Dorotéa Schaeffer (Santo Augusto | AMUCELEIRO)
Fonte e foto: Prefeitura de Bento Gonçalves
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves