Secretário de Bento participa de audiência pública Línguas e Culturas Locais

Com o intuito de preservar os dialetos, hábitos e costumes dos antepassados, ocorreu na tarde desta terça-feira, dia 27, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, o debate da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia para a inclusão da disciplina de Línguas e Culturas Locais no currículo escolar.

O estado do Rio Grande do Sul possui uma composição identitária plural, onde muitos de seus habitantes se expressam por meio dialetos. O projeto de lei para regulamentar o tema vem preservar a diversidade de línguas no estado, como Talian, Pomerode e Hunsrik, e foi elaborada pelo Colegiado Setorial da Diversidade Linguística da Secretaria de Estado da Cultura. O documento foi endossado pelo presidente do Codic Famurs e secretário de Cultura de Bento Gonçalves, Evandro Soares.

Soares ressalta que “O documento tem sua importância no desenvolvimento da Cultura e consequente conservação e valorização do patrimônio imaterial da diversidade Cultural do RS que projetam a promoção da livre expressão e fortalecendo suas dimensões cidadãs e simbólicas”. Também, Soares destacou a implantação dos Sistemas Municipais de Cultura no Estado.

A sessão teve a participação de profissionais da área de Letras, coordenadores de projetos de preservação das experiências municipais, cidadãos de diversas regiões do Estado, que, na ocasião, apresentaram práticas culturais diversas, vestidos em trajes típicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Foto: Divulgação/Secretaria da Cultura

error: Conteúdo Protegido