A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Prevenção do Setor de Saúde Bucal está atuando em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
O foco deste trabalho é a prevenção de cáries. A Odontologia passou por grandes mudanças no século XX. Uma das mais significativas em termos de saúde foi entender a cárie como uma doença, seu tratamento e prevenção. A cárie acontece pelo acúmulo de bactérias sobre os dentes e pela ingestão freqüente de açúcar. Seguindo esse pensamento, as medidas primárias para o seu controle seriam a desorganização periódica da placa dental bacteriana (escova e fio-dental) e a disciplina no consumo de carboidratos fermentáveis (controle da dieta). Entretanto, a medida de maior impacto para o controle do desenvolvimento da cárie tem sido o uso de flúor.
Nas escolas do Município, o Programa de Prevenção trabalha esses conceitos desde a primeira infância e proporciona Aplicação de Flúor, três vezes ao ano, até os sétimos anos.
Tendo a ciência da importância do flúor, os Cirurgiões Dentistas da Secretaria da Saúde realizaram aplicação de flúor no primeiro trimestre deste ano em 7.968 alunos da rede pública de ensino do município.
“Quanto mais trabalharmos prevenção e promoção de saúde, menor necessidade de trabalho curativo, menos crianças com dor, com cáries, com perda precoce de dentes permanentes”, ressalta a coordenadora do setor de Saúde Bucal, Giovana de Bacco.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Cooperativa Vinícola Aurora realiza encontro com TRT4 sobre Boas Práticas de Governança Corporativa e Trabalhista
Encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2025 será nesta terça-feira, 26 de novembro, em Caxias do Sul
Medida provisória libera R$ 118,2 mi para gestão de desastres no Rio Grande do Sul