Devido à dificuldade que alguns pais encontram em conciliar seus horários para levar e buscar seus filhos à escola, muitas vezes se torna necessário a contratação de serviços de transporte escolar. Diante disso, a Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Segimu) orienta a população sobre a segurança na contratação dos prestadores do serviço.
De acordo com o secretário da pasta, Gilberto Rosa, no ato da contratação, muito além de apenas negociar preços e combinar horários, o contratante deve ficar atento aos aspectos do veículo e à habilitação do motorista.
Seguem algumas orientações:
Verifique se o veículo:
– Está em boas condições de uso e higiene;
– Possui placa vermelha;
– Possui autorização do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), fixada no lado interno e em local visível
– Possui registro como veículo de passageiros;
– Possui cintos de segurança em número igual à lotação;
– Possui equipamento inalterável que registre a velocidade do veículo e a faixa amarela externa;
Verifique se o condutor possui:
– Habilitação de categoria D;
– Ter mais de 21 anos;
– Curso especializado, nos termos de regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito;
– Licença para trabalhar;
De acordo com os Artigos 136 ao 139 do CTB, o veículo também deve conter os seguintes equipamentos obrigatórios de segurança: registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo-tacógrafo; lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira; e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira. O condutor também não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses.
A Secretaria também trabalha na fiscalização dos prestadores de serviço, a fim de impedir que os veículos não cadastrados de forma correta e que não se enquadrem nas condições exigidas tanto pela municipalidade, bem como pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sejam impedidos de circular.
Após realizar a vistoria, a Secretaria emite uma autorização ao prestador de serviço (conforme imagem abaixo) que deve estar exposta no painel do veículo para consulta do usuário. O documento confirma que todos os critérios acima mencionados estão de acordo com a legislação vigente.
Fonte: Prefeitura de Bento
Foto: Arquivo Rádio Difusora
ANEA promove Sessão de Cinema Italiano em homenagem ao Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul
Santuário de Caravaggio viverá noite de fé com Terço Luminoso na 146ª Romaria, em Farroupilha
Pasin cobra Sulgás e Corsan por cortes e baixa qualidade nos serviços