Na última terça-feira, 05, o Governo do Estado publicou a Portaria da Secretaria da Saúde (SES) número 289/2020, que define as normas de prevenção em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). Os lares são algumas das prioridades no combate ao Coronavírus (Covid-19), pois os residentes são classificados como grupo de alto risco.
Em Bento Gonçalves a Secretaria da Saúde já realiza o monitoramento e controle das instituições há algumas semanas e desde o primeiro Decreto estabeleceu regras rígidas para os locais.
Conforme a médica do Melhor em Casa, Tamara Lazzari Zaro Chiele, que nesta quinta-feira, 06, participou de mais uma vistoria. “Cada instituição responde um questionário com 50 perguntas, para ter um diagnóstico do local. Na visita, avaliamos tudo minunciosamente e nas inadequações, orientamos mudanças”, disse.
A portaria do Estado foi discutida junto a representantes do setor, incluindo sindicatos e proprietários de lares. “Já são ações cumpridas na cidade. Estamos falando dos grupos de risco da doença e é preciso ter um controle maior para que não haja contaminação. Nosso monitoramento é constante”, destaca o Secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira.
De acordo com o último Decreto Municipal são proibidas visitas nestes locais.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: SMS
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha