Durante esta quarta-feira, 16, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva promove no auditório do Complexo Administrativo, o III Seminário de Atenção Integral à Saúde dos Adolescentes.
Na ocasião foi tratado sobre a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde de Adolescentes e Jovens (PNAISAJ), em 2007, e a criação de um espaço amplo de participação e debate sobre a saúde da população jovem.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Loremari Sberse, “gradativamente estamos buscando fortalecer este espaço em nosso Município, e este seminário é uma das ferramentas. Via de regra, o adolescente e o jovem são saudáveis, cabendo aos serviços de saúde prestar cuidados antecipatórios e preventivos, com enfoque no desenvolvimento e na resiliência. Sabemos, porém, que existem situações de risco individual, além de vulnerabilidades sociais, que produzem importantes agravos à saúde. O suicídio é um fenômeno complexo e multifatorial que pode afetar indivíduos de diferentes origens, faixas etárias, condições socioeconômicas, orientações sexuais e de gênero. No caso de adolescentes, a sua situação peculiar de desenvolvimento exige ações que contribuam com a prevenção da violência autoprovocada”.
Participam desta edição, profissionais da rede de atenção básica e especializada, que vem criando espaços nos seus territórios, oferecendo uma escuta qualificada, ampliada e interdisciplinar aos adolescentes. Também participam, o N.O.S (Núcleo de Orientação Frente ao Suicídio) ampliando a rede de relações e afetos de modo a garantir um cuidado efetivo aos adolescentes e jovens que são tomados por um intenso trabalho psíquico e relacional.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Franciele Zanon



Guarda Civil Municipal apreende adolescente por tráfico de drogas no Bairro Vila Nova, em Bento Gonçalves
BRIGADA MILITAR APREENDE DUAS ARMAS DE FOGO NO AMÉRICA, EM FARROUPILHA
Acidentes com veículos provocaram 624 interrupções de energia até agosto