A Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta quarta-feira, dia 3, capacitação sobre a prevenção e o controle de doenças contagiosas. Participaram do encontro, diretoras e higienizadoras das Escolas Municipais Infantis de Bento Gonçalves.
O encontro foi ministrado pela enfermeira do Controle de Infecção da Secretaria Municipal de Saúde, Cristiane Wottrich, que alertou sobre os procedimentos que devem ser realizados nas escolas, para evitar a disseminação de doenças contagiosas como a conjuntivite e a gastrenterite viral. A enfermeira destacou a necessidade de higienizar com frequência as mãos e os brinquedos utilizados em sala de aula com os pequenos.
“É importante conscientizar os profissionais que atuam nas escolas infantis, de que a primeira forma de prevenção para evitar a transmissão de doenças contagiosas é a lavagem correta das mãos, aliada à limpeza sistemática do ambiente onde as crianças convivem diariamente, em especial, desinfetar os brinquedos e materiais utilizados para atividades, no mínimo, uma vez por semana”, ressalta a enfermeira Cristiane.
Outra questão salientada pela enfermeira é a relevância dos funcionários responsáveis pela limpeza fazerem o uso supervisionado de Equipamento de Proteção Individual, como luvas de borracha e avental, diante de qualquer procedimento realizado na escola.
Na ocasião, a enfermeira do trabalho, que atua no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Jaicimara Moraes Oliveira, explanou sobre os equipamentos mais adequados de proteção individual no ambiente escolar, que precisam ser utilizados pelas higienizadoras e técnicas de enfermagem.
A capacitação, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, tem como principal objetivo proporcionar segurança e saúde no âmbito escolar, para que, tanto funcionários como alunos estejam protegidos contra doenças contagiosas.
Assessoria de Comunicação Social
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor