Na manhã da terça-feira, dia 17, a reportagem da Rádio Difusora recebeu um chamado e conversou com moradores que reclamam do mau cheiro e da mortandade de peixes no Lago Fasolo, bairro Progresso, em Bento Gonçalves.
Não é a primeira vez que a mortandade de peixes é registrada no local, e esse último caso já tem três dias, segundo moradores. A reportagem contatou a Secretaria do meio Ambiente, através do secretário Cláudio Dias, que enviou alguns esclarecimentos.
Confira o esclarecimento da Secretaria do Meio Ambiente
*1 – Recebemos uma denúncia sobre mortandade de peixes no Lago Fasolo, e sabemos que algo semelhante já havia ocorrido no ano passado. O que foi feito desde então? *
Em 2013 foi feito acordo entre a Prefeitura, a empresa responsável pelo Lago e Corsan. Na época o Ministério Público definiu a Corsan para dar prosseguimento a ligação de esgoto. Foi realizada audiência no Ministérios Público, e a Corsan, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente realizou audiência com os moradores para verificar todas as ligações.
2- Quem é o responsável pela fiscalização e condição da área?
Fiscalização do Meio Ambiente, Patram ou qualquer entidade ambiental.
3 – A Prefeitura trabalha para fazer o tratamento do esgoto da área?
Quem deve fazer o tratamento e ligação do esgoto para Estação de Tratamento de Esgoto é a Corsan.
4 – Sabemos que havia um projeto para tornar o lago em um parque público. O que ocorreu com esse projeto? A Prefeitura ainda pensa em revitalizar esse espaço?
No momento não, porque é uma área privada.
5 – Em 2014 houve a limpeza do lago junto a Corsan. Desde então que ações têm sido feitas para preservar o local?
De acordo com acordo de 2013 feito entre a Prefeitura, a empresa responsável pelo Lago e Corsan, a empresa daria prosseguimento ao tratamento do esgoto. A prefeitura realiza fiscalização do local.
6 – A se confirmar as mortes de animais por lançamento de fluentes de esgoto, quem deve se responsabilizar pelo ocorrido?
A Secretaria do Meio ambiente fiscalizou o local e constatou, que é pela falta de oxigenação gerada pelas altas temperaturas.
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NO EUCALIPTOS, EM BENTO GONÇALVES
3ª Festa Julina Solidária da Cooperativa Vinícola Aurora ocorre neste domingo (6), em Bento Gonçalves
Cooperativismo integra conhecimento à jornada de desenvolvimento do produtor rural