A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria de Viação e Obras Públicas (SMVOP) está com as equipes nas ruas diariamente realizando o trabalho limpeza e desobstrução dos tubos das vias urbanas. Em alguns casos, é preciso até fazer a troca da tubulação. No entanto, o que chama a atenção, é a quantidade de resíduos encontrados, oriundos do descarte incorreto de alguns moradores.
O papel da boca de lobo é executar a coleta de águas, assim, evitando que invadam as residências ou fiquem depositadas sobre as vias. Para o sistema funcionar perfeitamente é preciso que elas estejam livres de qualquer material sólido que possa trancar o escoamento.
O secretário da pasta pública, Carlos Quadros, comenta que todos os dias as equipes se deparam com obstruções oriundas do descarte irregular de materiais como objetos plásticos, restos de alimentos, de concreto e brita. O pedido é que a população ajude, colaborando para manter limpo o sistema e denunciando irregularidades. “A presença desses resíduos ou qualquer outro objeto, pode causar alagamentos e prejuízos, além de compromete o meio ambiente”, enfatiza.
Ainda conforme o secretário, dependendo do lugar encontram-se diversos tipos de materiais. “Próximo a bares e restaurantes as bitucas de cigarro, copos plásticos e vidros. Nos pontos de ônibus embalagens de salgadinhos, balas, e doces. Observamos que apesar de existirem lixeiras próximas, o lixo acumulado nas bocas de lobo é muito grande”, ressalta o secretário.
O secretário destaca que “estamos em período chuvoso, onde os riscos de alagamentos são ainda maiores; por isso, é preciso colaboração de todos para não jogar lixo nas ruas”.
Denúncias de descartes inadequados podem ser efetuadas na Ouvidoria- Bento Ouv no whatsapp 3055.7142
Foto: Arquivo SMVOP
Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor
Bento: sete bairros deverão ter abastecimento de água restabelecido até a noite deste sábado
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões