Ação visa aperfeiçoar rede de atendimento a vítimas de violência
Nesta terça-feira, 13 de setembro, a Secretaria de Saúde de Garibaldi realizou uma capacitação voltada à rede de atendimento aos casos de violência que ocorrem no município de Garibaldi – participaram profissionais das áreas da saúde, educação e segurança. A ação, liderada pelo coordenador regional da vigilância em saúde da 5CRS, Edson Berti, teve como objetivo a melhoria na notificação dos casos (tipologia da violência e ficha sinan) e a qualificação no acolhimento das vítimas, de acordo com os protocolos existentes e elaborados pela rede de vigilância do município.
A notificação das violências é de caráter compulsório de acordo com as leis e portarias do Ministério da Saúde. Desde 2010 Garibaldi atua nessa esfera de trabalho, com a notificação dos casos detectados e o consequente acolhimento das vítimas e seus familiares, incluindo casos suspeitos ou confirmados de todos os tipos de violência.
O conhecimento dos casos é fundamental para a implementação de políticas públicas no enfrentamento e na prevenção das violências. Quem tiver conhecimento ou suspeita de qualquer tipo de violência, pode informar anonimamente nas UBS, Delegacia, Conselho Tutelar e Promotoria ou, ainda, no disque 100.
Fonte: Prefeitura de Garibaldi
Fotos: Bruno Milan – Prefeitura de Garibaldi
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves