Com o lema “Integração que acolhe, práticas que transformam”, evento conta com palestras sobre Auriculoterapia, Arteterapia e Fitoterapia, Plantas Medicinais, Panorama das PICs no Rio grande do Sul, Musicoterapia e Terapia Plasmática
A Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves por meio do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC) realiza nesta terça-feira (23), a partir das 7h30, na Fundação Casa das Artes, a Jornada de Práticas Integrativas e Complementares. O evento, com o lema “Integração que acolhe, práticas que transformam”, conta com palestras que evidenciam a reflexão e valorização das PICs no cuidado integral entre corpo, mento, emoções e contexto social.
De forma imersiva, a Jornada conta com especialistas terapêuticos para o debate e atualização sobre o tema e de tratamentos para auxiliar e aprimorar o bem-estar e qualidade de vida das pessoas.
A primeira palestra vai ser sobre “Auriculoterapia: Origem, Evolução e Impacto na atualidade”, com Núbia Beche Lopes, especialista em Auriculoterapia e Acupuntura e graduada em Obstétrica e mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil. Após, a odontóloga Maria de Lurdes Nunes vai explanar sobre “Arteterapia e Fitoterapia” como recurso de implementação no SUS. E, encerrando as atividades da manhã, Caroline da Rosa Pavlak, doutora em Epidemiologia pela UFRGS, traz sua fala relacionada às “Plantas Medicinais”.
Na parte da tarde, a analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (DAPPS/SES/RS), na área técnica da Coordenação da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares, Lisiane Lobler, traz o painel “Panorama das PICs no Rio Grande do Sul”.
Em seguida a especialista em musicoterapeuta, graduada em Pedagogia e Educação Musical, Viviane Mello, aborda as técnicas e benefícios da “Musicoterapia”. O evento se encerra com a palestra de Rachel Trevisam Marion sobre “Terapia Plasmática” que auxilia no alívio das dores. Suas especialidades e áreas de atuação incluem Terapia Floral, Constelação Sistêmica, Auriculoterapia, Danças Circulares, e Lian Gong (ginástica terapêutica chinesa).
De acordo com a coordenadora do NUMESC, Michele Girolometo Fracalossi, a Jornada se configura um espaço de debate essencial para atualizações e inovações.
“As PICs são reconhecidas pelo SUS desde 2006 e promovem benefícios e resultados positivos na assistência ao paciente. Nosso evento tem o objetivo de contribuir para a difusão para um sistema de saúde mais humanizado e ter um repertório com amplitude e novas perspectivas dentro da área”, enfatiza Michele.
Programação
07h30 – Credenciamento
8h – Abertura
8h30 – Auriculoterapia, com Núbia Beche Lopes
9h15 – Arteterapia, com Maria de Lurdes Nunes
10h30 – Coffee Break
10h45 – Plantas Medicinais, com Caroline da Rosa Pavlak
13h – Panorama das PICs no Rio Grande do Sul, com Lisiane Lobler
13h45 – Musicoterapia, com Viviane Mello
15h – Coffee Break
15h15 – Terapia Plasmática, com Rachel Trevisam Marion
16h45 – Encerramento
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
BGF/AAPF se despede do Gauchão Série C
Sparkling Night Run visita academias e reforça preparação dos atletas para a prova em Bento
Câmara Bento aprova inclusão do “Dia S” no Calendário Oficial de Datas Comemorativas do Município