Secretaria de Saúde planeja ações para o inverno em Bento Gonçalves

Nesta segunda-feira (19), o governo do Estado decretou emergência em saúde pública com foco na prevenção e enfrentamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente em crianças. A medida foi adotada diante do aumento expressivo de casos e da demanda nos serviços de emergência, com filas de espera, o que representa elevado risco à população.

Em Bento Gonçalves, a Secretaria de Saúde (SMS) também já monitorava o aumento expressivo dos casos de doenças respiratórias. Somente na última segunda-feira, a UPA registrou mais de 600 atendimentos, o que amplia o tempo de espera dos pacientes.

Conforme dados da Vigilância Epidemiológica, até o dia 20 de maio, foram registrados 287 casos de SRAG, sendo 52 causados pelo vírus influenza, 19 pelo coronavírus e 50 causados pelo vírus sincicial respiratório.

O principal destaque é que, do total de doentes infectados pelo vírus influenza em 2024, apenas 2 foram diagnosticados com H1N1. Em 2025, este número passou para 43 doentes, mostrando um importante aumento da circulação do H1N1 nesta estação atual.

Visando alinhar ações para ampliar o atendimento, nesta terça-feira (20) foi realizada uma reunião com a Coordenação da UPA e a equipe da Secretaria de Saúde.

Será ampliado o atendimento sentinela, que passa da unidade Zona Sul para a UPA agilizando o atendimento das fichas azuis. Além de organizações internas de fluxo.

A equipe também realiza o planejamento para a abertura do segundo andar de internação, que irá manter os atendimentos respiratórios, liberando salas na UPA. Já é verificada a ampliação das equipes e compra de equipamentos.

A Secretária Daiane Piuco destaca que “registramos um aumento significativo de casos respiratórios na UPA, principalmente em crianças, e isso faz com que tenhamos maior demanda tanto de atendimentos como de internações. Estamos realizando essa reorganização, reforçando as equipes e vamos subir para o próximo andar de internação para atender os pacientes respiratórios mais graves”, disse.

Ainda conforme a titular da pasta “reforçamos que houve um aumento de 97,93% nas internações em relação ao ano de 2024. Também destacamos a importância da vacinação para prevenção das complicações e agravo do paciente que vier a ter influenza”, complementa.

Vacinação contra a Gripe – 2025
Em 2025, a Secretaria Municipal da Saúde de Bento Gonçalves iniciou em abril a Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza. Na segunda quinzena de maio, a vacinação foi liberada para toda a população. Está disponível nas unidades de saúde.

Medidas de Cuidado e Prevenção

-utilizar lenços descartáveis para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

-Higienizar as mãos após tossir ou espirrar, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

-ventilar os ambientes;

-Alimentação e hidratação adequadas também ajudam na rápida recuperação da doença.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura

error: Conteúdo Protegido