Secretaria de Saúde em Bento adere a programa de informatização para UBSs

A Secretaria Municipal da Saúde aderiu ao Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde (Informatiza APS), do Ministério da Saúde. Doze unidades de Bento Gonçalves foram inscritas no programa, possibilitando a implantação de recursos no auxílio e otimização dos serviços prestados pelas equipes de Saúde da Família. Após a homologação das equipes serão encaminhados anualmente cerca de R$ 250 mil para manutenção dos equipamentos.

A concretização do Informatiza APS está sendo possível em virtude do planejamento realizado pelas coordenações de saúde. “A adesão a este programa só é possível, pois nossas coordenações de saúde fizeram um planejamento para informatização das unidades. Hoje estes espaços contam com computadores e estrutura para desenvolver o projeto. Um cenário diferente do encontrado há uns anos, onde era disponibilizado um computador por unidade, e o sistema não era integrado. Se isso foi possível é porque temos uma equipe que acreditou e concretizou”, destaca o Secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira.

Um dos requisitos para adesão ao programa é utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente. No município o sistema passou a funcionar, desde 2017, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). O sistema possibilitou o armazenamento de histórico clínico, exames, diagnósticos e tratamentos do paciente, independentemente da unidade de saúde em que foi atendido. “Tecnologia fundamental para auxiliar no acesso simultâneo às informações por vários profissionais de saúde. O programa traz comodidade para médicos, demais profissionais da saúde, e principalmente aos pacientes”, destaca a Coordenadora das Unidades de Saúde, Loremari Sberse.

Atualmente todas unidades contam com sistema próprio e unificado de informática. Além disso, a Secretaria conta com profissionais de TI, que atuam exclusivamente na área da saúde.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Franciele Gonçalves

error: Conteúdo Protegido