A ação ocorre das 8 às 16h, na Unidade de Saúde Zona Sul, e é em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado nesta quinta-feira.
No último sábado (26), também teve uma ação em alusão ao 1º de dezembro, com a Secretaria de Saúde, através do SAE/CTA, realizando uma ação de testagem rápida na Via del Vino, oferecendo testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, na Unidade Móvel.
O SAE presta assistência às Pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA), Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase.
A secretária de Saúde Tatiane Misturini Fiorio destacou sobre a importância da atividade de prevenção.
“As nossas equipes de saúde estão engajadas nessa luta contra as doenças sexualmente transmissíveis, e por isso cada ação realizada faz a diferença. Pedimos que se a pessoa sentir a necessidade de fazer o teste, faça sem medo ou vergonha. Prevenção salva vidas”.
Diferenças entre HIV e AIDS
Quando ocorre um diagnóstico de HIV, mas sem sintomas, a pessoa é apenas portador do vírus. Quando tem outras doenças, além do exame positivo para HIV, já é considerado AIDS.
Desde 2012, o Protocolo de tratamento do Ministério da Saúde passou a recomendar o uso dos antirretrovirais para todas as pessoas portadoras do vírus HIV, e, não apenas para os doentes, como vinha ocorrendo, até então.
Importância do tratamento precoce
O tratamento precoce ajuda a evitar que os infectados pelo HIV desenvolvam a doença, o que, progressivamente, acaba por reduzir o número de doentes.
Os preservativos masculinos e femininos são importantes na prevenção do HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, como é o caso da SÍFILIS, e são distribuídos em todas as Unidades de Saúde.
Para a realização de exames ao longo da semana é recomendado que a pessoa procure a Unidade de Saúde e/ou Centro de testagem e aconselhamento (CTA).
Sempre será necessário documento de identificação com foto e cartão SUS.
O CTA fica localizado na Rua Goiânia, nº 590, bairro Botafogo.
Fone: 3055-8484 / WhatsApp 99222.0624
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: ASCOM
(KPJ)
Com participação do BRDE e Badesul, fundo de R$ 100 milhões vai investir em startups da Região Sul
Governador anuncia mudanças no secretariado
Mês do Autismo: formações abordaram o manejo e estratégias para evitar crises