Em um momento em que se objetiva tornar mais farmácias da rede pública de Bento Gonçalves como referência, com mais tipos de medicamentos disponibilizados, faltam 10 dos 250 itens nas prateleiras dos postos do município. O número, que representa 5%, faz com que o executivo considere que conseguiu atingir uma estabilidade neste quesito. Isso porque, há dependência de fornecedores e laboratórios, o que torna mais difícil se chegar a uma carência zero, de acordo com a prefeitura.
Conforme a secretaria de Saúde, nos seis primeiros meses do ano, foram dobrados os investimentos com esse foco, com o valor ficando em torno de R$ 1,7 milhão. Para uma parte do de que ainda está em falta, é aguardado o recebimento de fornecedores e, para o restante, deverá ser feito um empenho de compra emergencial. É o que afirma a coordenadora de assistência farmacêutica, Tatiana Copat Nondillo.
O secretário de Saúde, Diogo Siqueira ressalta que manter esse abastecimento de fármacos é uma das prioridades da atual gestão. “A gente tem o compromisso com a nossa população é tentar sempre priorizar médico, de priorizar o atendimento de todas as especialidades e, ao mesmo tempo, fazer com que não faltem mais medicamentos. Eu vou repetir, não devem faltar medicamentos nas unidades básicas de saúde” promete.
No momento, farmácias de unidades como o Pronto Atendimento 24 Horas, o PA Zona Norte e a central são consideradas como referências no município. A ideia é fazer com que esse cenário ocorra também no bairro Conceição até o final do ano. Para isso, é necessária a contratação de farmacêuticos para atuar em locais como esse, já que certos medicamentos requerem a presença deste tipo de profissional para serem retirados.
Um projeto com esse foco foi aprovado na sessão da Câmara de Vereadores desta semana. Por unanimidade, os parlamentares foram favoráveis à criação de 57 vagas para profissionais da área da saúde, dentre eles, farmacêuticos.
Foto: Agência Brasil
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor
Bento: sete bairros deverão ter abastecimento de água restabelecido até a noite deste sábado