A procura por testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C, vêm aumentando em razão da agilidade no diagnóstico/triagem. Os resultados são obtidos em no máximo 30 minutos, dispensando o uso de reagente adicional, além de não necessitarem de estrutura laboratorial.
Em Bento Gonçalves, os testes são realizados nas unidades de saúde e no Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/ CTA), responsável, também, por encaminhar a especialistas, caso haja alterações.
Até o momento, 8.854 exames já foram realizados para HIV, Sífilis, Hepatite B e C no município. A população atingida foi de 2,2 mil pessoas, o que representa um aumento de 30% em relação a 2016. “Os números mostram que a descentralização dos testes se tornou efetiva para mostrar resultados, uma vez que os exames eram apenas realizados no SAE”, explica a coordenadora do SAE/CTA, Adriana Cirolini.
Os testes são seguros quanto ao resultado e os profissionais de saúde são qualificados para realização do procedimento, orientando em relação ao resultado do exame. “Durante a realização do teste, o aconselhamento é fundamental a fim de esclarecer dúvidas e desmistificar preconceitos sobre HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis”, salienta Adriana.
Conforme o Boletim Epidemiológico do RS, o município de Bento Gonçalves está em 36º lugar devido à taxa de detecção (por 100 mil hab.) com 27,4 casos em 2015. “Este número de casos reforça a necessidade de práticas sexuais seguras através de informações fidedignas das formas de prevenção e, que o diagnóstico precoce é a melhor maneira de evitar outras transmissões”, enfatiza.
O SAE/ CTA atende na Rua Luis Giardini, bairro Juventude (próximo a Embrapa). Mais informações pelo telefone (54) 3453-2578.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor
Bento: sete bairros deverão ter abastecimento de água restabelecido até a noite deste sábado