A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMAM) de Bento Gonçalves através da equipe de Educação Ambiental, tem trabalhado em ações diárias, com foco na preservação do meio ambiente. Ao longo desta semana as equipes realizaram atividades de sensibilizações por ruas e bairros do município.
As ações são rotineiras, e visam conscientizar a comunidade acerca da correta separação do lixo, e os cuidados necessários que é preciso ter para garantir a preservação do meio ambiente. Na manhã desta sexta-feira a equipe do setor da Educação Ambiental realizou mais uma etapa do projeto Eu Jogo Limpo com Bento, com a visita dos alunos do 1º ano do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), na Associação de recicladores do bairro Progresso, onde os alunos conheceram o trabalho feito no local, e da destinação dos resíduos sólidos domésticos. Posteriormente acompanharam a equipe numa visita técnica no setor de reciclagem do transbordo municipal.
O jovem Guilherme Selle dos Santos, do curso de Técnico em Meio Ambiente, comentou sobre a importância da vivência, na prática sobre a separação de resíduos. “Para mim sem dúvidas agregou bastante porque a gente viu como funciona na prática a separação de cada tipo de resíduo. Foi muito bom mesmo. Com certeza vou levar esses exemplos para casa e começar a repensar mais sobre esse assunto”.
O professor Gustavo Stolzenberg Colares também destacou sobre a visita realizada junto aos alunos. “Eu acredito que a nossa visita na associação de catadores e também na estação de transbordo foi extremamente positiva para os alunos e o curso, porque foi possível eles observarem vários conteúdos que foram vistos dentro da sala de aula, por exemplo, nas disciplinas de tratamento de resíduos e legislação ambiental. Eles viram na prática como funciona esse processo. Além disso, formam uma consciência ambiental como cidadãos”.
A coordenadora do Setor de Educação Ambiental, Caroline Todeschini Lazzarotto, destaca que “essas atividades orientativas voltadas a correta separação dos resíduos fazem grande diferença para os estudantes, pois eles têm a oportunidade de conhecerem como funciona a separação dos resíduos e da complexidade do trabalho. Todos se mostraram bastante interessados no tema”.
Nesta semana as equipes da Educação Ambiental realizaram ainda trabalhos de sensibilização ambiental nos bairros Centro, Borgo, Humaitá, Santa Rita, Fátima, Progresso, Jardim Glória e Maria Goretti.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor