No período de 11 de maio a 5 de junho, as equipes dos agentes da natureza da Secretaria de Meio Ambiente realizaram em torno de 850 sensibilizações sobre a correta separação e destinação de resíduos da nova coleta automotizada. Implementada no início de maio na área central e na Via Gastronômica, os locais receberam 140 containeres (70 pares de resíduos orgânicos e recicláveis) específicos para o funcionamento do sistema.
Para realizar a coleta automatizada, a RN Freitas adquiriu três caminhões, sendo um responsável pela movimentação dos containeres (munck), um compactador carga lateral automatizado e um lavador automatizado.
Os containeres cinzas são destinados ao resíduo orgânico, os azuis ao reciclável e o verde ao vidro. Nas áreas contempladas com a coleta automatizada, o horário do recolhimento passou das 18h para as 19h. O cronograma de dias de coleta de resíduos orgânicos, seletivos e de vidros não sofreu alterações.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Claudiomiro Dias, “é um sistema que traz benefícios como mais conforto para a comunidade, pois os resíduos podem ser descartados a qualquer hora do dia. Mais higiene porque os sacos de lixo não ficam expostos exalando mau cheiro. Também é bom salientar que melhor a organização para a devida destinação final, auxiliando no incentivo dos materiais para a reciclagem”.
A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e a empresa RN Freitas, que é responsável pela coleta na cidade. A ação integra o planejamento de ações contra o Coronavírus (Covid-19).
Como a coleta funciona?
O caminhão responsável pela coleta não exige o trabalho de garis, pois a operação é realizada pelo próprio motorista. O veículo possui uma máquina acoplada que recolhe o material para o compactador e devolve o container para o local.
São containeres totalmente vedados, com maior capacidade, que possuem uma espécie de pedal, para que a pessoa deposite o lixo sem ter contato com o coletor. Os caminhões, por sua vez, possuem sensor de movimento e temperatura, e nove câmeras acopladas.
Outro ponto positivo do novo sistema é a higienização. Os containeres são desinfetados toda semana no lavador automatizado.
Como fazer a destinação correta dos resíduos?
– Nos containeres da cor cinza deve ser depositado apenas o lixo orgânico;
– O lixo reciclável deve ser depositado no container azul;
– Nos pontos onde não há container verde, o vidro deve ser depositado de forma correta nas calçadas, lixeiras antigas ou ao lado do container cinza.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: José Martim Estefanon
BANCO DE IMAGENS
Santa Tereza: iniciadas as obras da nova Ponte da Linha José Júlio
Cooperativa Vinícola Aurora realiza encontro com TRT4 sobre Boas Práticas de Governança Corporativa e Trabalhista
Encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2025 será nesta terça-feira, 26 de novembro, em Caxias do Sul