Os Agentes da Natureza, da Educação Ambiental, antes da implementação dos novos contêineres, realizaram a sensibilização de forma híbrida quanto à correta separação e destinação dos resíduos nos locais, como informa a coordenadora do setor, Caroline Todeschini Lazzarotto.
“Conversamos com todos os síndicos, moradores de casas e proprietários de estabelecimentos comerciais explicando como funciona a coleta automatizada e os benefícios para termos ruas mais limpas. E avisamos que os resíduos que estiverem fora do container ou nas lixeiras não serão recolhidos”.
Com os munícipes e estabelecimentos comerciais que não foi conseguido contatar, a equipe irá telefonar por meio dos números disponibilizados nas listas telefônicas na Internet. Para tirar dúvidas sobre a coleta automatizada é preciso entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente pelo telefone 3055.7190 ou pela Ouvidoria da Prefeitura pelo 0800.979.6866.
O secretário de Meio Ambiente, Claudiomiro Dias, salienta que “são medidas como essa que promovem o planejamento operacional de políticas públicas para uma melhor coleta do lixo. A coleta automatizada propicia uma melhor higiene para as ruas, pois não há acúmulo do lixo e este não se encontra a céu aberto podendo, em dias de chuva, acumular e entupir as bocas de lobo. Outro ponto positivo do novo sistema é a higienização. Os contêineres são desinfetados toda semana no lavador automatizado”.
Como a coleta funciona?
O caminhão responsável pela coleta não exige o trabalho de garis, pois a operação é realizada pelo próprio motorista. O veículo possui uma máquina acoplada que recolhe o material para o compactador e devolve o container para o local.
São contêineres totalmente vedados, com maior capacidade, que possuem uma espécie de pedal, para que a pessoa deposite o lixo sem ter contato com o coletor. Além disso, os moradores podem depositar os resíduos 24 horas por dia. Os caminhões, por sua vez, possuem sensor de movimento e temperatura, e nove câmeras acopladas.
Como fazer a destinação correta dos resíduos?
– Nos contêineres da cor cinza deve ser depositado apenas o lixo orgânico;
– O lixo reciclável deve ser depositado no container azul;
– Nos pontos onde não há container verde, o vidro deve ser acondicionado numa caixa de papelão ou similar devidamente embalado e colocá-la ao lado do container azul que é do resíduo reciclável.
A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e a empresa RN Freitas, que é responsável pela coleta na cidade. A ação integra o planejamento de ações contra o Coronavírus (Covid-19).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: ASCOM/BG / Divulgação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor