Ação é uma parceria com o Sicredi e Sindilojas e ocorre por meio do projeto “Bento Gonçalves – Saberes e sabores da aprendizagem”
Na última sexta-feira (27), ocorreu a abertura das visitas à Feira Ecológica por meio do projeto “Bento Gonçalves – Saberes e sabores da aprendizagem”. A ação tem como objetivo ampliar os conhecimentos e informações sobre os conteúdos aprendidos em sala de aula, desenvolvendo a reflexão sobre escolhas conscientes, especialmente sobre a alimentação saudável, sustentabilidade e Educação Financeira. Em suma, trabalha a ética relacional entre seres humanos e meio ambiente, de forma pedagógica, lúdica e plena de experiências significativas.
A primeira escola a visitar a Feira foi a EMEF Agostino Brun que foi recepcionada pela Secretária de Educação, Andreza Peruzzo, representantes das Secretarias de Desenvolvimento da Agricultura e da Educação, e do Sicredi, que entregaram as sacolas retornáveis para realizar as compras de frutas, legumes e verduras, entre outros produtos. Os alunos, acompanhados com as professoras e monitoras, conversaram com os produtores locais e experimentaram uma nova fruta, que, até então, não conheciam: atemóia, de consistência macia e adocicada. Henrique experimentou e gostou bastante: “é a minha mais nova fruta preferida”, comenta.
Marcelo Luís Bettoni, gestor da agência do Agronegócio do Sicredi, ressalta sobre a parceria que estimula a essência da sustentabilidade. “Parabenizamos a iniciativa da Secretaria de Educação junto às escolas. É muito gratificante participar desse projeto, pois apoiamos a Feira, os produtores, atuando junto à comunidade”.
Em 2024, a ação contemplou aproximadamente 800 estudantes de 20 escolas da rede pública de ensino. Conforme a coordenadora do Grupo de Inovação e Sustentabilidade, Carla Carvalho Carlesso, a ação fortalece laços com a comunidade, além de praticar noções de Educação Financeira. “A visita à Feira é enriquecedora. Nela, estão presentes diversos aspectos que potencializam a possibilidade de nossos alunos serem multiplicadores junto às suas famílias e relações, de uma forma ética e consciente sobre as boas escolhas ecológicas. Os alunos chegam com um pequeno orçamento e aprendem a lidar com a compra e venda; são habilidades que estabelecem, de forma incipiente, questões de planejamento financeiro”.
A secretária de Educação acompanhou as compras feitas e conversou com os alunos sobre as suas escolhas. Ela reforça sobre o desenvolvimento da consciência ecológica e de uma nutrição equilibrada. “Na nossa rede, a conscientização começa dentro das escolas, nos componentes curriculares e na merenda escolar. E a visita faz parte de uma rede de saberes e fazeres que integram um processo pedagógico integral, que reflete numa cidadania sustentável e ciente das escolhas para um futuro mais equilibrado para com o meio ambiente”.
“Bento Gonçalves – Saberes e sabores da aprendizagem” é em parceria com o Sicredi e Sindilojas que, ainda, promove visitas aos locais de procedência dos produtos servidos na alimentação escolar e a participação no cultivo da horta escolar.
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025
“Novo evento meteorológico mostrou que estamos mais preparados”, afirma Leite
IGP-RS lidera ranking nacional de análise balística de armas e projéteis