Secretaria de Educação retoma Programa de Educação Fiscal na rede pública de ensino de Bento

Em junho, ocorreu no Centro Municipal de Aperfeiçoamento Pedagógico e Avaliação (CMAPA), em Bento Gonçalves, um encontro para professores e gestores sobre o Programa de Educação Fiscal. Esse foi instituído pela Lei Municipal nº 5.644/2013 e traz temas como a importância dos tributos para a manutenção da saúde, educação, segurança e direitos básicos sociais.

O momento foi coordenado pelos assessores pedagógicos Carla Carvalho Carlesso, Luís Cesar Minozzo e Rafael Zanovelo Perin, da Secretaria de Educação. Eles também explanaram sobre a Nota Fiscal Gaúcha e o site da Educação Fiscal Gaúcha (educacaofiscal.rs.gov.br), bem como, expuseram ações já realizadas pelos professores junto aos educandos.

Ainda, foram proporcionadas trocas de informações entre os participantes, o que amplia e enriquece o repertório de propostas e possibilidades pedagógicas, que possam também envolver toda a comunidade escolar.

Conforme a diretora da EMEF Aurélio Frare, professora Renata Meneghel, “as ações vivenciadas durante o encontro fazem com que a escola possa pensar e repensar suas ações junto aos alunos e nos remetem à importância da educação fiscal para o planejamento do próximo semestre”.

A Secretária de Finanças Elisiane Schenatto destaca que o Programa de Educação Fiscal traz benefícios futuros. “Ao educar os estudantes sobre a função dos tributos, temos a oportunidade de formar cidadãos críticos, que entendam os contextos históricos, sociais e econômicos. É uma ferramenta de utilização transversal, que transita em todos os ambientes curriculares, entregando aos alunos uma capacitação para a justiça fiscal, com vistas ao bem comum, à melhoria da qualidade de vida e à sustentabilidade da democracia”, pontua.

A Secretária de Educação Adriane Zorzi ressalta que “trabalhar temas como a Educação Fiscal faz com que a escola amplie sua participação na educação e formação de cidadãos mais conscientes dos seus direitos e deveres. Traz também o conhecimento de como os tributos mantêm os investimentos em saúde, educação, segurança, cultura e muito mais”.

Foto: Divulgação/SMED

PG

error: Conteúdo Protegido