Secretaria de Educação realiza roda de conversas com direções e professores de escolas do interior de Bento Gonçalves

A Secretaria de Educação de Bento Gonçalves realizou na última quarta-feira (15) uma roda de conversa com equipes diretivas e professores das escolas que tiveram alunos afetados pelas fortes chuvas. Os educandários foram São Valentin, Senador Salgado Filho, localizados em Tuiuty, e Floriano Peixoto, em Faria Lemos.

O momento foi conduzido pelo Núcleo Inclusão e Diversidade da pasta pública com a presença da psicóloga Nádia De Cesaro e pela professora Graciela Tramontina Poletto, além de contar com a presença da secretária de Educação, Adriane Zorzi, e pela coordenadora pedagógica, Adriana Razia.

A roda de conversa proporcionou aos participantes um momento de acolhimento e de escuta. Os relatos expressaram a dor e a tristeza dos alunos que tiveram suas famílias afetadas pelo desastre e o auxílio que as escolas fizeram após o retorno às aulas. Também foram realizadas leituras de mensagens que falam sobre o recomeço.

A diretora da EMEF São Valentin, Marilei Anderle, fala sobre a importância da roda de conversa.

“O momento foi importantíssimo, pois deu voz às angústias daqueles que acolheram as crianças na Escola. Possibilitou reflexões pertinentes aos próximos passos desta caminhada longa que temos pela frente, seja de organização das famílias, de definição de onde será sua nova moradia, de reestruturação e retorno às residências, daqueles que for seguro retornar, de emoções que precisam e devem ser trabalhadas para acalentar os corações de todos que vivenciaram esta catástrofe natural. Não estamos sós, somos um povo forte, guerreiro e solidário”.

A professora do NID, Graciela Tramontina Poletto, ressalta que a escola “representa um espaço para escutar com empatia estes relatos, sendo reconfortante para as pessoas que estão passando pelas situações de enchentes e das fortes chuvas. Precisamos entender a dor do outro, sendo assim, a escola é um espaço de possibilidades, de afeto e de rotina. A solidariedade é fator fundamental para que a rotina se restabeleça. Neste contexto, precisamos valorizar a vida”.

A secretária de Educação Adriane Zorzi salientou que “o momento que nosso município está vivendo tem impactado muito a realidade de algumas escolas. Visitando estas escolas, sentimos a necessidade de acolher estes profissionais, ouvir suas angústias e buscar maneiras de ajudá-los a superar este momento”.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: Jose Martim Estefano

error: Conteúdo Protegido