A Secretaria de Educação promoveu, no Centro Municipal de Aperfeiçoamento Pedagógico e Avaliação (CMAPA), reuniões de alinhamento sobre os projetos e ações pedagógicas de 2025 com as equipes diretivas do Ensino Fundamental e Médio e das Escolas Infantis Municipais.
No ano de 2025, seguindo a temática dos últimos 4 anos, propõe-se que o projeto norteador da escola contemple questões relacionadas à sustentabilidade e ao bem-estar global, levando em consideração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que fazem parte da Agenda 2030 da ONU. Para esse ano, o tema a ser desenvolvido é “Sustentabilidade: eu acolho e transformo”. Fernanda Nardini, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, explica como nasceu o conceito que vai ser executado junto às 48 escolas da rede: “Para que o aprendizado ocorra de maneira significativa, é necessário que os alunos sintam-se acolhidos emocionalmente, criando-se um ambiente seguro e afetuoso, o que promove a troca de conhecimento, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o favorecimento da participação ativa no processo de aprendizagem. Sentir-se pertencente e seguro no ambiente escolar pode ser um fator determinante para a aprendizagem,” enfatiza.
Também, com esse olhar para a integralidade do aluno, foi apresentado para as equipes diretivas o projeto “Bento Gonçalves: saberes e sabores da aprendizagem”, que visa unificar os projetos existentes na Secretaria Municipal de Educação, “Olhar atento: ciências para vida”; “Um olhar encantador sobre Bento Gonçalves”; “Leituras: entre a caixa de ferramentas e a caixa de brinquedos” e “Educação Emocional”. A iniciativa de unificação dos projetos visa fortalecer a identidade local e promover uma educação integrada e abrangente, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Outra novidade apresentada é que no segundo semestre do presente ano vai ocorrer a Mostra Científica e Cultural Municipal, que vai reunir os trabalhos que se destacarem nas mostras realizadas nas escolas municipais.
Também foi explanado pela Coordenadora Nacional do Sistema SET Brasil, Alessandra Corrêa Tomé, informações sobre o novo SET 360°, material didático utilizado por professores e alunos do Maternal até o 9º ano. Durante os três anos de uso do material nas escolas, foram-se pontuando sugestões de melhorias, como comenta Fernanda. “Agora o material contempla essa reformulação solicitada por professores e equipes diretivas, como a inclusão de livros literários para todos os alunos e livro de Educação Inclusiva para todos os professores de educação infantil e anos iniciais”, ressalta a coordenadora pedagógica da SMED.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Bento Gonçalves
Polícia Rodoviária Federal e Brigada Militar prendem homem dirigindo camionete furtada, em Barra do Ribeiro
Programa de Irrigação, que vai ajudar na mitigação da estiagem, está com edital aberto para receber projetos
Acidente deixa 10 feridos na BR 386, em Montenegro