Encontros teve como temas Educação Emocional, formações continuadas e Congresso de Educação para diretores e supervisores de EMEFs e diretoras de EMIs
Após o retorno das Escolas Municipais Infantis (EMIs), no dia 22 de janeiro, e a volta ao atendimento ao público das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) a Secretaria de Educação (SMED) está dando prosseguimento às atividades para o ano letivo de 2024.
Nesta segunda-feira (05), ocorreram reuniões sobre o alinhamento e planejamento junto com as diretoras de EMIs e diretores e supervisores de EMEFs. Na ocasião, os profissionais foram acolhidos, e apresentados assuntos como o projeto de Educação Emocional, informações sobre as formações continuadas e o Congresso de Educação.
O Projeto Educação Emocional tem como objetivo educar as crianças e suas famílias por meio da atuação docente. Pensando na formação desses profissionais, as escolas participantes recebem anualmente um kit de materiais dedicados à temática. São livros técnicos para formação dos professores e livros de histórias infantis que abordam a temática da educação emocional. A entrega desses kits visa aprimorar a prática docente diante das situações escolares no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
De acordo com a psicóloga da SMED, Nádia De Cesaro, “a partir dos materiais que compõem os kits, os professores poderão dar seguimento aos seus estudos sobre educação emocional e também utilizar os materiais lúdicos para atividades com os estudantes”.
As formações continuadas terão enfoque na aprendizagem voltada às experiências, de modo significativo e criativo, nas etapas da Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental. Outra questão que permeará as formações é o (auto)cuidado dos professores, buscando a construção de uma educação humanizadora.
Assim, para os profissionais da Educação Infantil, vão ser abordadas temáticas como Espaços e tempos para aprendizagens, Espaços e tempos de (auto)cuidado, Gestão da sala de aula e estratégias para uma educação inclusiva, Espaços e tempos para acolher e Espaços e tempos para potencializar as investigações das crianças.
Já para o Ensino Fundamental, as temáticas foram divididas em três partes. A primeira para Anos Iniciais e Finais: Espaços e tempos de (auto)cuidado e Gestão da sala de aula e estratégias para uma educação inclusiva. A segunda parte é para Anos Iniciais que vai abordar a Alfabetização e fluência leitora/vivências literárias e Letramento matemático/Jogos e brincadeiras matemáticas. E a terceira parte é para os Anos Finais que são Exploração de possibilidades metodológicas e Criatividade no cotidiano da escola.
De 20 a 22 de fevereiro de 2024, ocorre Congresso de Educação – “Olhares que Transformam”, momento de abertura oficial do ano letivo. No dia 20 de fevereiro será realizada a palestra “Educação humanizadora”, com é a Mestre em Filosofia da Educação (PUC-SP), Doutora em Educação (USP) e pesquisadora do GEPEFE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores- Faculdade de Educação- USP), Teresinha Rios. No mesmo dia, acontece a oficina “Criatividade: estratégias e ferramentas para a sala de aula”, com a psicóloga, facilitadora de processos criativos, professora e consultora de criatividade, Luciana Bonamigo Valls.
No dia 21 de fevereiro, serão realizados três painéis, com Maria Regina Passos, doutora em Linguística Aplicada -PUC-SP, Mestre em Psicologia da Educação – PUC-SP, MBA em Gestão Educacional, graduada em Biologia e Pedagogia. Tem 38 anos de experiência em Educação Pública; Ilan Brenman, considerado um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, é Mestre e Doutor em educação pela USP e bacharel em psicologia pela PUC de São Paulo. Publicou mais de 70 livros e é um dos autores brasileiros mais traduzido no exterior; e Fernando Barnabé é Mestre em Educação e licenciado em Matemática, ambos pela Universidade de São Paulo (USP).
O evento é um convite aos professores a refletir sobre os seguintes temas: Evidências de aprendizagem, a prática pedagógica; Educação e criatividade: provocações para os nossos tempos; e Planejamento pedagógico: intencionalidades e dimensões em jogo. Já no dia 22 de fevereiro, serão ofertadas oficinas com temas específicos, voltados às práticas pedagógicas nas diferentes etapas de ensino. Nos dias 21 e 22, os professores poderão se inscrever nas temáticas de seu interesse.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor