As formações continuadas para professores da Educação Infantil seguem com programação até o mês de outubro. Os Encontros Pedagógicos contemplam os professores de Berçários, Maternais e Jardins. O objetivo da Formação é oferecer subsídios teórico-práticos sobre o fazer pedagógico na Educação Infantil, visando o aperfeiçoamento e a qualificação dos atendimentos às crianças.
A formação intitulada “Ser docente para crianças pequenas à luz da BNCC: Campos de Experiências” conta com a mediação de professores que atuam na rede, o que garante uma aproximação com a realidade da proposta do município, para professores de Educação Infantil. Fazem parte do quadro de ministrante Silvia Lisboa Sonza – EMI Espaço dos Sonhos, Bruno Dias -EMI Paulo Freire, Ana Paula Silveira – EMI As Sementinhas e Aline Fragata Dos Santos Barbosa e Tatiane Rupp Tofolo – EMI Mundo Encantado.
Aline e Tatiane destacam que “as formações são momentos em que olhamos para o nosso fazer pedagógico, é onde damos uma pausa e refletimos sobre nossas ações em sala de aula. Acreditamos ser de extrema importância, pois ali temos a partilha de ideias, de situações e é onde recarregamos nossa energia para seguir em frente, tanto na questão profissional como pessoal. A Secretaria Municipal de Educação a cada ano tem nos proporcionado esses belos momentos e estamos muito felizes em partilhar nosso fazer pedagógico”.
O assessor pedagógico da Secretaria de Educação, responsável pelo setor da Educação Infantil, Dejair Bento, comenta que os encontros pedagógicos de formação continuada são momentos importantes para a qualificação do trabalho dos professores. “ A temática deste ano nos ajudará a continuar olhando para as crianças e para as infâncias de forma sensível, respeitando os direitos de aprendizagem, garantidos por meio das interações e brincadeiras que se apresentam nos cinco Campos de Experiências. Todas essas orientações estão contempladas também no material do Set Brasil, sistema de ensino adotado pelo município desde 2022 e que faz parte das estratégias pedagógicas das escolas para complementar as aprendizagens das crianças”.
A Secretária de Educação Adriane Zorzi, ressalta que a etapa da educação infantil é a base da formação e desenvolvimento da criança e este é um dos objetivos dos encontros promovidos aos profissionais que atuam nesta etapa, profissionais estes que acolhem e trabalham diariamente com nossos pequenos. “Precisamos estar preparados, ter conhecimento, subsídios e diferentes estratégias para que fazer pedagógico aconteça e seja de excelência, dentro do que preconiza a BNCC, mas também buscando atender as necessidades e especificidades de cada faixa etária. E, para isso contamos com a parceria e experiência de profissionais que realizam suas atividades em sala de aula, nas escolas da rede municipal e podem assim compartilhar saberes e experiências com os demais profissionais e colegas da rede de educação infantil”.
A programação das capacitações é:
Berçários: 02/06, 18/08, 06/10
Maternais:01/06, 17/08, 05/10
Jardins: 21/06,16/08, 04/10
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Divulgação/SMED
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor